Geraldo e Aloysio vencem e Serra garante o 2º turno
Geraldo Alckmin é o governador de São Paulo, com aproximadamente 50,60% dos votos válidos contra cerca de 35% de Mercadante. Aloysio Nunes foi eleito senador em primeiro lugar com mais de onze milhões de votos.
Serra garantiu o segundo turno com aproximadamente 32% contra 46% da candidata petista. Essa probabilidade já havia sido levantada, mas o tucano superou as estimativas das principais pesquisas.
Muito se fala em zebra nessas eleições. Surpresa para muitos, mas para o militante tucano a palavra que traduz essa vitória dos candidatos majoritários do PSDB é “trabalho”. O Serra acreditou em seu desempenho até o fim; foram inúmeros debates com participação infinitamente superior ao de sua adversária. Serra viajou todo o Brasil com as melhores propostas, e diversas vezes dizia que sentia a confiança por parte da população.
O Geraldo levou suas ideias a todo o interior do Estado, andou nas ruas e apresentou uma campanha consistente do início ao fim. Aloysio Nunes escreveu sua história nessa campanha de maneira ascendente, superando as expectativas, e, principalmente o número das pesquisas.
Agora como analisar as pesquisas: Datafolha, Ibope, Vox Populi, entre outras. Elas erraram feio nas estatísticas e formaram um cenário ilusório, pelo menos na intenção de voto para a Presidência da República e Senado.
Amanhã, com certeza, já terão início as negociações pelo apoio de Marina Silva e do PV que saíram muito fortalecidos dessa eleição; e José Serra tem mais um desafio pela frente. 2º turno pode significar uma nova eleição, por isso preparem-se, renovem as forças e os nervos para mais uma disputa entre PSDB e PT.