Início Destaques PSDB se prepara para um grande debate

PSDB se prepara para um grande debate


O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou, nesta quinta-feira (06), que o partido se prepara para um grande debate durante as eleições presidenciais desse ano. A afirmação foi dada após reunião com o presidente do Democratas, senador Agripino Maia, em que foi discutida a aliança entre os partidos nos estados.

Aécio Neves criticou a falta de solidariedade do governo federal junto a estados e municípios em saúde, educação e segurança pública. O senador também lamentou o uso do Estado brasileiro para atender aos interesses do PT, e não da sociedade brasileira.

“O que me anima nessa aliança com o Democratas é que o nosso discurso é muito afinado, muito convergente. Somos contra o aparelhamento da máquina pública, contra essa visão ideológica que conduz a política externa brasileira. Somos contra esse centralismo absurdo do governo federal que impede uma ação mais solidária na segurança pública com estados e municípios, na saúde, onde o governo federal a cada ano vem se omitindo em relação aos anos anteriores, e até na qualidade da educação. O PSDB se prepara para um grande debate e para dizer aos brasileiros que esse ciclo de governo do PT exauriu-se”, disse.

Aécio Neves também afirmou que a aliança entre PSDB e DEM, além do plano nacional, está encaminhada em praticamente todos os estados brasileiros.

“Em 90% dos estados a aliança do PSDB com o Democratas está consolidada, até porque é uma aliança natural. E as alianças que funcionam na política são as que têm naturalidade, aquelas que respeitam a história de cada estado, que respeitam a tradição de cada região do Brasil. Essas alianças feitas por cima, a fórceps, através da distribuição de cargos, de favores, acabam não tendo uma correspondência na realidade local e o feito eleitoral que alguns acham que terão. As alianças que temos buscado construir são alianças que respeitam a aliança de cada estado e que possam expressar nossa visão de Brasil”, disse Aécio Neves.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, concedeu entrevista nesta quinta-feira (06), após reunião com o presidente nacional do DEM, José Agripino Maia (RN).

A seguir, a íntegra da entrevista de Aécio Neves:

Sobre reunião hoje com o presidente do Democratas, senador Agripino, em que foram discutidas alianças regionais entre PSDB e DEM.

Fizemos uma análise estado por estado. Posso dizer que em 90% dos estados a aliança do PSDB com o Democratas está consolidada, até porque é uma aliança natural. E as alianças que funcionam na política são as que têm naturalidade, aquelas que respeitam a história de cada estado, que respeitam a tradição de cada região do Brasil. Essas alianças feitas por cima, a fórceps, através da distribuição de cargos, de favores, acabam não tendo uma correspondência na realidade local e acabam não tendo o feito eleitoral que alguns acham que terão. Portanto, as alianças que temos buscado construir são alianças que respeitam a aliança de cada estado e que possam expressar nossa visão de Brasil.

O que me anima nessa aliança com o Democratas, e desde o início temos trabalhado muito para consolidá-la, é que o nosso discurso é muito afinado, muito convergente. Somos contra o aparelhamento da máquina pública, contra essa visão ideológica que conduz a política externa brasileira. Somos contra esse centralismo absurdo do governo federal que impede uma ação mais solidária na segurança pública com estados e municípios, na saúde, onde o governo federal a cada ano vem se omitindo em relação aos anos anteriores, e até na qualidade da educação. Acho que vamos ter um grande debate. O PSDB se prepara para um grande debate e para dizer aos brasileiros que esse ciclo de governo do PT exauriu-se, corroeu-se. Corroeram-se os pilares fundamentais da macroeconomia brasileira, que é um pressuposto fundamental para que o Brasil continue crescendo, gerando renda, gerando emprego, e os indicadores sociais pararam de avançar.

Então, estamos nos preparando para um grande debate a favor do Brasil. E é óbvio que no nosso sistema político as alianças são importantes. Então, aqui foi uma parada para fazer uma análise que, tanto ao presidente do DEM, senador Agripino, quanto a mim, nos deixou extremamente felizes. Porque não temos quase que atuar em estado nenhum, porque os próprios companheiros cuidaram de fortalecer e consolidar essa aliança.

Sobre a possibilidade de o Democratas indicar o candidato a vice-presidente na chapa do PSDB.

Essa não é uma preocupação hoje nem do DEM, nem do PSDB. O PSDB até o final de março deve formalizar, não oficializar, porque isso acontece na convenção, mas formalizar sua candidatura e, a partir daí, vamos conversar sobre composição de chapa. A composição vai respeitar, obviamente, a presença dos partidos que vão fazer parte dessa aliança e o interesse eleitoral. E qualquer decisão vai ser tomada com o Democratas e a sua direção e também com o Solidariedade, que já manifestou apoio à nossa candidatura.

Artigo anteriorSP lança novo RG digitalizado
Próximo artigoLíder pede investigação sobre possível manipulação da Bovespa envolvendo alta dos combustíveis