Assim como na disputa nacional, prazo de inscrição para prévia estadual foi encerrado hoje sem que outro tucano tenha manifestado interesse na disputa.
O vice-governador Rodrigo Garcia foi o único candidato inscrito para disputar as prévias e será homologado candidato ao Governo de São Paulo pelo PSDB. O prazo para que os interessados manifestassem interesse na disputa terminou às 19h desta segunda-feira (20/09).
O resultado foi anunciado pelo presidente estadual do PSDB-SP, Marco Vinholi, após o encerramento do prazo de inscrição. “Utilizamos as regras definidas pela executiva nacional e o prazo se encerrou hoje. A regra partidária já garante a candidatura. Faremos agora em conjunto com a Nacional para eleger João Doria pré-candidato a presidente as prévias homologatórias em São Paulo para Governador”, explicou.
Para Vinholi, o vice-governador tem sido fundamental na gestão do Governo do Estado, tem competência e alinhamento aos princípios do PSDB, conhece o Estado de São Paulo e tem larga experiência administrativa. “Rodrigo reúne todas as qualidades que esperamos de um candidato do PSDB e vai representar muito bem o partido nas eleições de 2022. Tenho certeza de que será vitorioso, garantindo para São Paulo a continuidade das boas administrações tucanas”, finalizou.
“Com humildade, vou continuar dialogando com o Partido e pedindo apoio para prévias, que vão homologar meu nome como candidato a Governador do PSDB -SP”, afirmou Garcia.
Garcia, que se filiou ao partido em maio deste ano, manifestou interesse em participar das prévias ainda em julho. O vice-governador deve assumir o Governo do Estado a partir de abril de 2022, quando o governador João Doria deixará o posto para se candidatar à Presidência da República. Apesar de estar no exercício do cargo no período eleitoral, Garcia sempre defendeu a realização das prévias caso houvesse interesse de outros pré-candidatos na disputa. Para ele, as prévias são um desafio importante porque permitem articular o partido e aprimorar ideias.
PERFIL
Rodrigo Garcia, 47 anos, é vice-governador do Estado e secretário de Governo da gestão João Doria. Advogado de formação, é casado e tem três filhos.
Disputou seu primeiro mandato como deputado estadual aos 24 anos. Exerceu três mandatos como deputado estadual e foi presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo entre 2005 e 2007. Foi deputado federal por dois mandatos (2011/2018). Exerceu ainda os cargos de secretário de Estado da Habitação (2015/18), Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (2013/2014) e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (2011/2013), entre outras funções na administração pública.
PRÉVIAS
É a quarta vez que o PSDB paulista se propõe a escolher seu candidato por meio de prévias. Em 2012 e 2016, o processo para a escolha do Prefeito da capital culminou, respectivamente, na escolha de José Serra e de João Doria como representantes do PSDB no processo eleitoral. Doria venceu a eleição no primeiro turno, em um feito inédito. Já em 2018, o então prefeito disputou e venceu as prévias para a indicação do candidato a governador, ganhando as eleições na sequência.
Neste ano, de maneira inédita, o PSDB realizará também prévias para a escolha do seu candidato à Presidência da República. O governador João Doria deve disputar a indicação com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do senador Tasso Jereissati e do ex-prefeito de Manaus, Artur Virgílio.