Início Notícias do PSDB PSDB-SP encerra prazo de prévias com inscrição única de Garcia

PSDB-SP encerra prazo de prévias com inscrição única de Garcia

Assim como na disputa nacional, prazo de inscrição para prévia estadual foi encerrado hoje sem que outro tucano tenha manifestado interesse na disputa.

O vice-governador Rodrigo Garcia foi o único candidato inscrito para disputar as prévias e será homologado candidato ao Governo de São Paulo pelo PSDB. O prazo para que os interessados manifestassem interesse na disputa terminou às 19h desta segunda-feira (20/09).

O resultado foi anunciado pelo presidente estadual do PSDB-SP, Marco Vinholi, após o encerramento do prazo de inscrição. “Utilizamos as regras definidas pela executiva nacional e o prazo se encerrou hoje. A regra partidária já garante a candidatura. Faremos agora em conjunto com a Nacional para eleger João Doria pré-candidato a presidente as prévias homologatórias em São Paulo para Governador”, explicou.

Para Vinholi, o vice-governador tem sido fundamental na gestão do Governo do Estado, tem competência e alinhamento aos princípios do PSDB, conhece o Estado de São Paulo e tem larga experiência administrativa. “Rodrigo reúne todas as qualidades que esperamos de um candidato do PSDB e vai representar muito bem o partido nas eleições de 2022. Tenho certeza de que será vitorioso, garantindo para São Paulo a continuidade das boas administrações tucanas”, finalizou.

“Com humildade, vou continuar dialogando com o Partido e pedindo apoio para prévias, que vão homologar meu nome como candidato a Governador do PSDB -SP”, afirmou Garcia.

Garcia, que se filiou ao partido em maio deste ano, manifestou interesse em participar das prévias ainda em julho. O vice-governador deve assumir o Governo do Estado a partir de abril de 2022, quando o governador João Doria deixará o posto para se candidatar à Presidência da República. Apesar de estar no exercício do cargo no período eleitoral, Garcia sempre defendeu a realização das prévias caso houvesse interesse de outros pré-candidatos na disputa. Para ele, as prévias são um desafio importante porque permitem articular o partido e aprimorar ideias.

PERFIL

Rodrigo Garcia, 47 anos, é vice-governador do Estado e secretário de Governo da gestão João Doria. Advogado de formação, é casado e tem três filhos.

Disputou seu primeiro mandato como deputado estadual aos 24 anos. Exerceu três mandatos como deputado estadual e foi presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo entre 2005 e 2007. Foi deputado federal por dois mandatos (2011/2018). Exerceu ainda os cargos de secretário de Estado da Habitação (2015/18), Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (2013/2014) e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (2011/2013), entre outras funções na administração pública.

PRÉVIAS

É a quarta vez que o PSDB paulista se propõe a escolher seu candidato por meio de prévias. Em 2012 e 2016, o processo para a escolha do Prefeito da capital culminou, respectivamente, na escolha de José Serra e de João Doria como representantes do PSDB no processo eleitoral. Doria venceu a eleição no primeiro turno, em um feito inédito. Já em 2018, o então prefeito disputou e venceu as prévias para a indicação do candidato a governador, ganhando as eleições na sequência.

Neste ano, de maneira inédita, o PSDB realizará também prévias para a escolha do seu candidato à Presidência da República. O governador João Doria deve disputar a indicação com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do senador Tasso Jereissati e do ex-prefeito de Manaus, Artur Virgílio.