Início Artigos Puro populismo

Puro populismo

Puro populismo. Esse é o motivo que explica a constante vontade de aparecer na mídia do deputado Carlos Neder (PT) e de outros companheiros da Frente Parlamentar pela Duplicação da SP-255 cobrando do Governo do Estado a referida obra. Como foi amplamente divulgado pela imprensa, no começo do mês de agosto, o governador Geraldo Alckmin autorizou o investimento de mais de R$ 150 milhões em obras de melhorias da SP-255.

Entre essas obras estão a duplicação do trecho de 22 quilômetros entre Jaú e Barra Bonita e o recapeamento, complementação de faixas adicionais, alargamento de obras de arte e modernização do trecho de 27 quilômetros entre Igaraçu do Tietê e São Manuel.

O governador escolheu esse trecho entre Jaú e São Manuel para iniciar as obras de duplicação e melhorias por ser o ponto mais crítico da SP-255, aquele que tem registrado o maior número de acidentes e mortes.

No ano passado, 21 pessoas perderam a vida em acidentes nesse trecho. A combinação fatal entre a imprudência de alguns motoristas e o tráfego intenso de veículos, especialmente no período de safra da cana, tem provocado momentos de angústia para muitas famílias.

Na época da colheita da cana a circulação de caminhões e treminhões aumenta bastante na região, o que exige paciência e prudência dos motoristas especialmente em trechos de pistas simples, que não possuem terceira faixa. Ansiosos em prosseguir a viagem sem perder tempo atrás dos caminhões, alguns motoristas se arriscam em ultrapassagens em locais proibidos, o que aumenta muito os riscos de colisões e, consequentemente, de mortes na rodovia.

Ciente do problema e da importância da duplicação, da construção de terceiras faixas e de outras melhorias neste trecho da SP-255, Geraldo Alckmin autorizou as obras.

Junto com o anúncio da duplicação foi apresentado pelo Estado um cronograma definindo cada fase dessas obras. De acordo com este cronograma, ainda este mês deverá ser publicado no Diário Oficial o edital para a elaboração do projeto. A empresa vencedora terá 11 meses para fazer todos os estudos antes do início das obras, previsto para março de 2015.

Portanto, o Governo de São Paulo está investindo pesado na duplicação e melhoria da SP-255 e tem um plano de trabalho em andamento. O que explica então essas reuniões da Frente Parlamentar para pressionar o governador por uma obra que ele já autorizou e está em andamento?

Será que a Frente Parlamentar está sendo usada única e exclusivamente como palanque para as eleições do ano que vem?

É preciso menos reuniões e mais trabalho.

Artigo anteriorPSDB-Sindical realiza Encontro Nacional nesta quinta-feira
Próximo artigo“A maior privatização da história”, análise do ITV