Início Bancada Registro inaugura Centro de Formação Artística

Registro inaugura Centro de Formação Artística

Com uma gestão voltada a investir no ser humano, o Prefeito de Registro, Gilson Fantin, inaugurou na quinta-feira, 17/08, o Centro de Formação Artística Fermínio Gonçalves de Freitas, que já conta com mais de 450 alunos matriculados nas aulas de música, capoeira, yoga, canto coral, balé, iniciação teatral e taikô. “Durante a campanha eleitoral, percorremos todos os bairros de Registro. Vimos muitas crianças e jovens andando pelas ruas, sem perspectiva. Como prefeito, reunimos a Educação, o Esporte, a Cultura, a Assistência Social e a Saúde para criar políticas públicas voltadas a esse público. Essa é a terceira estrutura que inauguramos com esse objetivo”, destacou o Prefeito Gilson, referindo-se ao Centro da Juventude Gabi Bertelli e ao Centro Municipal de Capacitação.

O Secretário Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Carlos Alberto Pereira Junior, ressaltou a homenagem ao senhor Fermínio Gonçalves de Freitas, que sempre foi muito atuante no setor cultural, especialmente na música, inclusive com a criação da Roda de Violeiros que hoje também leva seu nome. E abordou a importância do Centro de Formação para o município.
“O serviço público é muitas vezes ingrato, com todas as suas dificuldades, já que as coisas não acontecem na velocidade e na intensidade que a gente quer. Mas todo o trabalho vale a pena quando alcançamos resultados como este, tão importante para a formação das nossas crianças e jovens. Tenho certeza que a maioria leva os ensinamentos da arte para o seu dia a dia”, comentou o Secretário.
Filho mais velho do Sr. Fermínio, Francisco Gonçalves de Freitas falou em nome dos familiares do homenageado. “Trabalhei na Marinha e conheci toda a América do Sul, boa parte da Europa e da América Central, os Estados Unidos e sei da diferença que a cultura exerce numa cidade. Eu moro no Rio de Janeiro e os empresários estão desesperados porque o Carnaval pode não acontecer em 2018. Será uma perda enorme para a economia, para os hotéis, restaurantes, comércio em geral. Por isso eu digo, cultura é emprego, sim senhor. Onde tem cultura, não tem violência. Registro será diferente e vocês estão de parabéns por investir na cultura”, destacou.
Francisco contou um pouco sobre a história de seu pai e falou da alegria pela homenagem ao sr. Fermínio. “Nossa família está muito agradecida pela homenagem e pela presença de todos. Tenho certeza que, onde estiver, meu pai está muito feliz não só pela estrutura que está sendo inaugurada, mas principalmente por todos aqueles que se beneficiarão deste Centro de Formação Artística”. Também estiveram na solenidade os outros dois filhos de Fermínio, José Luiz Nossa de Freitas e Carlos Alberto Nossa de Freitas.
APRESENTAÇÕES
A solenidade foi abrilhantada pelos alunos das oficinas culturais, com apresentações da Banda Municipal, do Grupo de taikô Ribeira Ryofu Daiko, capoeira (puxada de rede), ecodrum e do Projeto Guri.Além de monitores, alunos, pais e familiares, inúmeras autoridades também fizeram questão de acompanhar a inauguração, como o presidente da Câmara de Registro, Marcelo Comeron, os vereadores Célio Pereira, Everton de Oliveira Adorno, Fábio Cardoso Junior, Gerson Teixeira Silvério, Inês Kawamoto, Rafael de Freitas Gomes e Roberto Stuch Duarte; a gerente do SESC-Registro, Débora Teixeira; Satoru Sassaki, representante do Bunkyo; presidente da Apae, José Rubens de Souza; presidente da Associação Renascer, Ademir Lourenço Junior, presidente do Lions Clube, Álvaro Ferreira Junior, presidente da AÇÃO, Áurea Muller; presidente do AME, Ricardo Hiraide; diretor do CRECI, Manoel Chicaoka; gerente da Sabesp, Wanderlei Lira e o gerente da Caixa Econômica Federal, Vinicius Teodoro.
Artigo anteriorPrefeito vai à escola ouvir reivindicações de alunos em Araçatuba
Próximo artigoRibeirão Preto