Início Bancada Rejeição dos recursos de Delúbio pelo STF sepulta tentativa petista de atenuar...

Rejeição dos recursos de Delúbio pelo STF sepulta tentativa petista de atenuar penas de mensaleiros

Para desespero dos mensaleiros, o Supremo Tribunal Federal rejeitou, por unanimidade, o recurso apresentado pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares para tentar reduzir a pena que recebeu no julgamento do mensalão no ano passado. A defesa do petista pediu uma punição mais branda: Delúbio foi condenado a 8 anos e 11 meses de prisão.

Na avaliação do deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG), com o julgamento dos recursos de Delúbio, o STF sepulta de vez qualquer tentativa de José Dirceu, José Genoino e do próprio ex-secretário de finanças do PT de verem suas penas por corrupção ativa atenuadas. “O Supremo reafirma o que já havia sinalizado para o país no ano passado. A era de impunidade acabou, graças a Deus e graças à democracia brasileira, que dá autonomia para o Supremo para fazer um julgamento sem interferência política”, afirmou.

“O julgamento foi estritamente dentro da lei e está punindo bandidos que roubaram dinheiro público, abusaram da confiança do povo, usaram o poder que foi delegado a eles de forma criminosa e eles têm que pagar por isso na cadeia, além das multas que foram aplicadas”, defendeu.

Segundo o líder da Minoria na Câmara, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), apesar de o assunto estar superado, os petistas se recusam a admitir a culpa no esquema de corrupção. “Esse é o grande jogo do PT: eles serão presos, mas vão continuar afirmando dentro da cadeia que são inocentes, que não sabem de nada, mas o país sabe a realidade”, destacou.

O deputado lamentou que o ex-presidente Lula não tenha sido punido pelo esquema de corrupção. De acordo com Leitão, o petista é “o mais culpado de toda a gangue”.

Ao rejeitar o pedido de Delúbio, o Supremo rechaçou uma das teses do ex-ministro José Dirceu e de outros petistas, de que o julgamento levou a punições excessivamente rigorosas. “Não adianta o PT falar que José Genoino, José Dirceu e Delúbio Soares são coitadinhos. Eles são criminosos, condenados pelo STF”, declarou Sávio.

A sessão foi encerrada ontem durante a análise dos pedidos do principal operador do esquema, o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, e será retomada na próxima semana.

Até o momento o STF rejeitou o recurso de 13 dos 25 condenados pelo mensalão. Entre os réus que já tiveram seus recursos rejeitados estão o delator do esquema, ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), e o deputado Valdemar da Costa Neto (PR-SP).

Do Portal do PSDB na Câmara

Artigo anteriorAlckmin inaugura obras na SP-129 e inicia recuperação da SP-141 em Tatuí
Próximo artigoAinda há muito preconceito