Iniciativa segue exemplo paulista
Em cerimônia que contou com mais de 400 pessoas, foi criado no último dia 20 de agosto, em Belo Horizonte, o núcleo sindical do PSDB de Minas Gerais. A iniciativa segue o exemplo paulista, que já tem núcleo sindical constituído, liderado pelos sindicalistas Melquíades de Araújo (da Federação da Alimentação) e Antonio de Sousa Ramalho (da Construção Civil). Ambos prestigiaram e participaram da criação do núcleo mineiro.
O evento contou ainda com a presença de outro paulista, o deputado Duarte Nogueira, líder do PSDB no Congresso. Além dele estiveram presentes o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o senador Aécio Neves e o Presidente do PSDB Nacional, Sérgio Guerra.
Segundo Ramalho, se aliaram ao PSDB 93 sindicatos que atuam em Minas, a maioria deles ligados à Força Sindical, à UGT e à Nova Central. Ele levou aos companheiros de Minas os progressos já alcançados pelo Núcleo Sindical paulista e assinalou para a criação de Núcleos Sindicais por todo o país.
“A criação do Núcleo mineiro é um marco histórico para o PSDB. Pretendemos, de forma permanente e paulatina, estender a filosofia do Núcleo a Estados e municípios em todo o território nacional. Em São Paulo, por exemplo, são 206 cidades. Isso tudo deverá desembocar na efetivação de um Núcleo Sindical Federal”, disse Ramalho, que já tem reunião marcada dia 6 de setembro para a escolha de dirigentes para as principais cidades na sede paulista do PSDB.
O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, disse, em pronunciamento durante o evento, que o partido fará uma reformulação geral para se aproximar de setores organizados da sociedade. Para tanto, deverá criar o Núcleo Nacional, visando aproximar distâncias entre as lideranças partidárias e a sociedade.
Para Duarte Nogueira, líder do PSDB na Câmara, os trabalhadores são o alvo principal dessa abertura, dando espaço às lideranças trabalhistas no âmbito decisório tucano, a exemplo do que já vem ocorrendo em São Paulo.