Início Artigos Retomada pós-pandemia nas cidades

Retomada pós-pandemia nas cidades

Por Marco Vinholi

Sabemos que, no contexto futuro de pós-pandemia, havendo perda de emprego ou renda, certamente haverá maior demanda por creches e escolas públicas nos municípios paulistas. Evasão escolar também. Sem falar no aumento no número de pessoas com complicações das doenças crônicas não transmissíveis, por negligência na prevenção e no tratamento durante a pandemia. Prevê-se, ainda, número crescente de gestantes com problemas por falta de cuidado pré-natal adequado. Tampouco estará fora de foco possível incremento na violência urbana.

Levando em consideração tais possibilidades concretas, a Secretaria de Desenvolvimento Regional tem intensificado o diálogo com as prefeituras de todos os municípios paulistas no sentido de refletir e planejar o período pós-pandemia. São questões graves e urgentes que precisam de respostas.

Sem reflexão aprofundada e sem planejamento adequado, não há como propor ações assertivas. Por isso, é importante que todos os municípios participem do Programa Parcerias Municipais, desenvolvido para apoiá-los no enfrentamento destes desafios.

O Parcerias Municipais oferece ambiente em rede capaz de compartilhar dados de indicadores, metodologia de processos e experiências, constituindo ao mesmo tempo ponte para os diversos programas das secretarias do governo do Estado e suas equipes técnicas.

Em cenário de retomada e aumento da demanda por serviços públicos, o programa auxiliará os municípios no novo contexto de regularidade que se consolidará no período de pós-pandemia, o chamado ‘novo normal’.

Criado em 2019 pela pasta que dirijo, o Parcerias Municipais disponibiliza ferramentas para os 645 municípios programarem ações e melhorias de políticas públicas voltadas a educação, saúde, segurança, emprego e renda.

Os gestores municipais têm à disposição experiências e boas ações realizadas em todo o globo, com informações relevantes para tomarem as melhores decisões em políticas públicas. Oferece apoio com programas de governo, ferramentas de apoio ao planejamento e gestão, além de corpo técnico, indicadores, ações e tutoriais indispensáveis para quem pensa o período pós-pandemia.

O programa parte de três premissas principais. Organiza os dados dos municípios e exibe os principais desafios nas áreas estratégicas. Elenca ações que a gestão municipal pode adotar. E, finalmente, reúne o que os dados mostram com as ações das prefeituras e, em sistema avançado de monitoramento, organiza os dados para o trabalho conjunto com todos os setores do Estado para apoiar os municípios na implementação dessas ações.

Artigo anteriorSerrana está há 13 dias sem intubar; vacinação em massa contra o coronavírus termina hoje
Próximo artigoTJ rejeita por unanimidade pedido de improbidade contra Alckmin