O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, participou, na tarde desta terça-feira, dia 9, da solenidade que marcou a liberação do repasse de recursos do Pró-Transporte, programa da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista com a Caixa Econômica Federal. No total, Ribeirão Preto recebeu investimentos na ordem de R$ 17 milhões que serão investidos em obras e recapeamento na cidade.
A assinatura aconteceu no salão dos Despachos, no Palácio dos Bandeirantes e foi marcada por solenidade. O chefe do Executivo, Duarte Nogueira, discursou em nome dos prefeitos e falou de questões voltadas à mobilidade urbana, transporte urbano e infraestrutura urbana.
“Por incrível que pareça, grande parte dos acidentes que acontecem em nossos Estados estão acontecendo em nossas cidades, muito por ausência de prevenção, por falta de sinalização, boas práticas de mobilidade, investimentos em infraestrutura, educação para o trânsito e uma série de medidas que podem contribuir para que estes números diminuam” disse.
O prefeito também ressaltou a importância destes investimentos para as obras de infraestrutura de Ribeirão Preto que garantirá uma cidade mais planejada e com mais qualidade de vida à população.
“Não há, para nós prefeitos, melhor colírio para os olhos do que um bom pavimento. Recebi a cidade extremamente degradada do ponto de vista de zeladoria. Um pavimento extremamente deteriorado. A primeira pergunta que me fiz foi, quantos quilômetros de ruas e avenidas minha cidade possui, ou seja, 1.500 quilômetros. A durabilidade do asfalto destas ruas e avenidas, de maior tráfego é de aproximadamente 10 anos e as vias locais, de 20 a 15 anos. Sob esta perspectiva, de degradação, fiz os cálculos. A cada ano, devemos renovar, no mínimo. 10% da malha viária com maior carga de veículos”, disse o prefeito.
O cálculo serviu para estabelecer parâmetros. “É em cima desta meta que estamos trabalhando. Para este ano planejamos investir R$ 24 milhões e, não há sombra de dúvidas, esta ajuda da agência Desenvolve SP, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e da Caixa Econômica Federal nos dará uma oportunidade, não só para melhorar a zeladoria da cidade, mas de atender a mobilidade urbana, com conforto, segurança e responsabilidade. Não há nada pior do que um prefeito sentir impotência em melhorar a infraestrutura de sua cidade”, apontou.
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin também ressaltou a importância da liberação deste crédito logo no começo do mandato das prefeituras. “Investimento gera bastante emprego e é possível movimentar a máquina”, concluiu.
Também foram beneficiados dez municípios paulistas: Atibaia, Barueri, Bebedouro, Fernandópolis, Itapira, Ribeirão Preto, Tatuí, Jundiaí, Suzano e Sertãozinho.