A cidade de Rinópolis, localizada na região oeste do Estado, recebeu nesta sexta-feira, 19, 108 novas casas construídas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Foram investidos R$ 7,2 milhões no conjunto habitacional, viabilizado em parceria com a prefeitura local, responsável pela doação do terreno e administração da obra. As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteio público.
O governador Geraldo Alckmin destacou que o Estado está chegando a 400 mil unidades habitacionais entregues e ressaltou a infraestrutura do novo padrão de construção da CDHU, que conta, entre outras inovações, com a instalação de sistema de aquecimento solar para a água do chuveiro, que diminuirá em até 30% o consumo de energia elétrica das residências.
“Estamos entregando 108 casas aqui em Rinópolis, todas com três dormitórios, conjunto residencial asfaltado, calçada, quadra, com toda a infraestrutura. Em 90 dias, nós teremos aquecimento solar em todas as casas, o que é economia a vida inteira”, disse o governador.
As casas possuem 52,64 m² de área construída, piso cerâmico nos cômodos, azulejos no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha, teto mais alto, laje, cobertura em estrutura metálica, calçadas de acesso nas frentes das unidades e muro de divisa entre os lotes. Uma das unidades, inclusive, foi adaptada para cadeirante.
Os novos proprietários terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento habitacional e as prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários vai desembolsar 15% dos rendimentos. Em Rinópolis, todas as famílias que receberão as chaves dos imóveis estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 101,70.
Durante a entrega das casas, Alckmin anunciou a construção de uma unidade do Poupatempo na cidade de Tupã.
Do Portal do Governo do Estado