O governador Geraldo Alckmin entregou neste sábado, 27 de julho, duas unidades do InMotion, equipamento de robótica que estimula a movimentação dos membros superiores ao Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de Rio Preto. Na América Latina apenas as unidades da Rede Lucy Montoro dispõem de equipamentos que usam esse tipo de tecnologia. Em dois anos de funcionamento, a unidade de Rio Preto já realizou cerca de 110 mil atendimentos e dispensou aproximadamente 2,5 mil equipamentos entre órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
“Estamos inaugurando os primeiros robôs fora da capital para ter o que há de melhor em termos de tecnologia na reabilitação da nossa população”, destacou o governador.
Desenvolvidos pelo conceituado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o InMotion 2 (movimento para o punho) e o InMotion 3 (movimento de cotovelo e ombro) foram testados pelos principais centros médicos em todo o mundo durante 10 anos. Tais equipamentos são indicados especialmente para pacientes que sofreram Acidente Vascular Encefálico (AVE), Esclerose Múltipla, Paralisia Cerebral, entre outras. O investimento na aquisição de cada equipamento é de R$ 154.500,00.
Inaugurado em 2011, o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de São José do Rio Preto é uma unidade de atendimento ambulatorial e internação que oferece reabilitação às pessoas com deficiência ou doenças potencialmente incapacitantes através de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados em reabilitação.
Referência em atendimento, ensino e pesquisa, a unidade faz dispensa de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para os 200 municípios que compõem os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) de Araçatuba, Barretos e São José do Rio Preto. O hospital também dá apoio à Unidade da Rede Lucy Montoro de Fernandópolis, distante 119 km.