Início Bancada Santo André atua nas escolas para combater obesidade infantil

Santo André atua nas escolas para combater obesidade infantil

Atuar diretamente no combate ao sobrepeso e à obesidade das crianças da rede municipal de ensino de Santo André. Esse é o objetivo do programa “Educação em Movimento”, que está alcançando, neste primeiro ano de atuação, cerca de 8 mil alunos, estudantes das classes de ensino fundamental (de 6 a 10 anos) de 33 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) que aderiram ao projeto. Ao todo são 53 Emeiefs na cidade. Até sexta-feira (30) estes alunos passaram por um processo de coleta de dados, composto por peso, altura, circunferência abdominal e um teste de habilidade.

DSC 2145As crianças que forem identificadas acima do peso ou com obesidade grave serão encaminhadas para atividades esportivas que estão sendo desenvolvidas especificamente para o programa e devem começar em agosto. “Nós sabemos que a criança com sobrepeso ou obesa não adere a algumas atividades, por isso estamos desenvolvendo aulas que incentivem a atividade física com maior gasto calórico. É preciso pensar na motivação e despertar nelas a vontade de participar”, explicou a coordenadora do programa, Aida Nascimento, que é professora de educação física. As atividades devem começar em agosto.

Para que as crianças freqüentem as aulas de esporte, o programa prevê um trabalho de conscientização das famílias, que já foram consultadas previamente sobre a participação das crianças no programa, inclusive com palestras sobre alimentação saudável. “A ação para o combate do sobrepeso precisa ultrapassar os limites da escola. Na escola, todas as refeições são balanceadas e as crianças são estimuladas a se alimentar corretamente. Alimentos como bolachas recheadas, refrigerantes e achocolatados nem entram nas unidades. Por isso, a informação precisa chegar na família de forma adequada. A família precisa entender a necessidade da mudança de hábitos alimentares, pois pode estar comprometendo a saúde do seu filho”, destacou Aida.

Saúde – O programa, desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com a de Esporte e os nutricionistas da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), vai atuar também diretamente sobre o acompanhamento médico das crianças com obesidade e obesidade grave. Os alunos que tiverem o problema detectado receberão uma documentação da escola para atendimento imediato nas Unidades Básicas de Saúde. “O objetivo do Educação em Movimento é cuidar da saúde das crianças, com cada um dos parceiros fazendo a sua parte nessa parceria: a saúde, paralelo com esporte e a educação, atuando como um todo para melhorar a saúde e a qualidade vida das crianças que estão nas nossas escolas”, afirmou Aida Nascimento.

Uma nova coleta de dados está prevista para novembro, para o acompanhamento dos avanços do programa nos alunos, que continuarão participando do programa no próximo ano. “E no ano que vem pretendemos ampliar o número de Emeiefs envolvidas e em breve ampliar a atuação do programa para as turmas de Educação Infantil e para as creches, cobrindo toda a rede municipal de ensino”, disse a coordenadora do programa.

Artigo anteriorS. Bernardo lança aplicativo que informa trajeto do ônibus em tempo real
Próximo artigoAécio Neves faz pronunciamento no plenário do Senado