Início Bancada Santo André é a 1ª cidade a ter Picht Gov para demandas...

Santo André é a 1ª cidade a ter Picht Gov para demandas locais

Projeto inédito no país, a Prefeitura de Santo André vai utilizar o Pitch Gov para desenvolver soluções digitais para problemas da cidade em 11 áreas por meio das startups. 

A Prefeitura de Santo André lançou nesta semana um projeto de desenvolvimento de soluções por meio do Pitch Gov, ferramenta que promoverá uma parceria entre o poder público e startups visando solucionar os desafios da gestão pública. A Prefeitura irá apresentar as demandas e as startups vão se inscrever para obter as devidas soluções. A partir daí, as partes assinam um termo de cooperação com plano de trabalho e testes. Assim, a Prefeitura experimenta e avalia as resoluções.

São 11 áreas temáticas, passando por saúde, esporte, cultura, segurança, entre outros, e cerca de 44 desafios para que as empresas apresentem soluções tecnológicas

O decreto que cria o projeto será publicado nesta terça-feira (2). O edital de chamamento para participação das startups será lançado em 28 de agosto e o período de inscrições será de um mês. no final de outubro serão anunciados os oito finalistas e no dia 13 de novembro acontece o evento Pitch Gov, apresentando os vencedores que colaborarão com a Prefeitura e com a cidade de forma geral.

“Assinamos este decreto inovador. Somos a primeira cidade do país que assina este projeto do Pitch Gov. Já temos algumas startups oferecendo ajuda e agora estamos institucionalizando este trabalho para que possa crescer ainda mais. Temos muitas demandas e agora em parceria, sem custos para a gestão, teremos a ajuda das startups para fazermos uma administração ainda mais eficiente”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Demo Day – Seguindo a vertente de inovação e tecnologia, trazida pela gestão desde 2017 com inúmeros eventos e ações, aconteceu também nesta segunda-feira na Sabina o Demo Day Startup SP, evento em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de São Paulo. A entidade reuniu empreendedores, investidores e interessados no ecossistema empreendedor para este momento, em que as startups participantes do programa apresentam os negócios para o mercado, parceiros e investidores. O projeto reuniu 11 startups do ABC, sendo que 50% já faturam, ou seja, geram valor e empregos nas cidades.

Os participantes foram recepcionados com uma solução inteligente da Receptiva, empresa de Santo André que participou da edição 2017 do Startup SP e puderam conhecer os produtores desta transformação da região através das iniciativas realizadas, como autoridades, instituições, universidades, investidores e os empresários de tecnologia.

Os visitantes aproveitaram toda a gama de atrações da Sabina, como o laboratório astronômico, que possui um simulador de pouso em marte, e o Planetário. Outra atividade foi a apresentação dos resultados do primeiro ano da comunidade ABC Valley, criada para emergir no mundo da tecnologia em busca de soluções inovadoras.

Texto: Guilherme Menezes
Foto: Angelo Baima/PSA

Artigo anteriorDoria entrega 28ª creche em 2019 e autoriza obras em mais 98 unidades
Próximo artigoEdna Martins é eleita presidente do PSDB Mulher SP