A Prefeitura de Santo André sediou nesta quarta-feira (7), no Salão de Eventos Burle Marx, o “2º Encontro de Secretários de Mobilidade e Transporte da Região Metropolitana de São Paulo”, que contou com a participação de representantes de outros 17 municípios da região metropolitana. A reunião teve como objetivo debater os problemas em comum entre as cidades da Grande São Paulo.
Além de secretários de 18 cidades, estiveram presentes no encontro o prefeito Paulo Serra; o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni; o presidente da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, Ailton Brasiliense; o Presidente do SETCESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de SP e Região, Tayguara Helou; o presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Joaquim Lopes e o representante da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Luciano da Luz.
Para a secretária adjunta de Mobilidade Urbana de Santo André, Andrea Brisida, a mobilidade é uma das políticas públicas que mais tem necessidade de ser discutidas em conjunto. “Na prática, a região metropolitana de São Paulo acaba não tendo uma divisão fixa entre as cidades devido à circulação constante de veículos, então os assuntos de mobilidade são em comum entre os municípios locais. Conseguimos ampliar e criar essa discussão regional, que é algo inédito no país”, disse Andrea.
Um dos principais assuntos debatidos foi a necessidade de uniformização da regulamentação de circulação de cargas na região metropolitana, tendo como encaminhamento a criação de um grupo de trabalho para proposta de unificação, formado por Guarulhos, São Paulo, Santo André, Osasco, Franco da Rocha e Embu-Guaçu. A idéia é que as restrições de horário de circulação e tamanho, que já acontecem em alguns municípios, sejam unificadas nestas cidades.
Outro importante assunto debatido foi a necessidade de discussão para regulamentação de transporte por aplicativos, tendo como encaminhamento a criação de um grupo para estudar uma propostas de regulamentação, formado pelos municípios de Taboão, Guarulhos, Santo André, Cajamar e São Paulo. “Discutimos mais um grupo de trabalho para pensar nas propostas e pensar na regulamentação. Mesmo que ainda haja uma pendência federal quanto ao assunto, a idéia é que possamos nos adiantar e na próxima reunião a idéia é já ter um bom diagnóstico”, afirmou Andrea.
No encontro, o secretário de Transportes Metropolitanos também apresentou projetos de expansão da malha de transporte metropolitano que atende a região, assim como a necessidade de avançar nas discussões sobre a criação da autoridade metropolitana e da integração tarifária metropolitana.
O próximo encontro de secretários será no dia 2 de agosto, em Guarulhos, onde serão apresentados os avanços nas discussões da regulamentação de circulação de cargas, propostas para um comitê integrado de comunicação e o diagnóstico feito sobre a regulamentação do sistema de transporte por aplicativos.