As opiniões e solicitações dos moradores da área continental de Santos foram ouvidas hoje de manhã em mais uma edição do Programa Viva o Bairro, promovida pela Prefeitura, desta vez, na escola Judoca Ricardo Sampaio, no Caruara. O encontro democrático reuniu o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, acompanhado de secretários e representantes da Ouvidoria e moradores e líderes comunitários dos bairros da Caruara, Monte Cabrão, Iriri, Vale do Quilombo e Ilha Diana.
Entre os principais pedidos a regularização fundiária e de obras, construções habitacionais, saneamento básico, melhoria nos sistemas de transportes, iluminação pública, saúde e telefonia, reforma de escolas, segurança e criação de cursos profissionalizantes, entre outros.
“Pelas reinvidicações dá para perceber que as necessidades são muitas e já existem há anos. Mas agora é hora de trabalharmos juntos para mudar essa realidade. Nosso projeto tem por objetivo ouvir a comunidade frente a frente e sentir os seus anseios para melhorar a qualidade vida de todos, até porque a área continental é um das nossas prioridades”, destacou o prefeito.
Entre as solicitações dos moradores, o presidente da Sociedade de Melhoramentos da Caruara, Ricardo Lucas, reforçou a segurança com necessidade da implantação de uma base da Polícia Militar 24 horas. Margarete Alves, do Vale do Quilombo, solicitou uma passarela para a segurança da travessia das pessoas na estrada e melhor iluminação no bairro; Sara Caroline, da Ilha Diana apelou para a melhoria no transporte da barca e reforço no atendimento médico e de medicamentos no posto de saúde da Ilha. Vários moradores também fizeram solicitações que foram todas anotadas pelos representantes da Prefeitura.
Nesta segunda-feira, começa a segunda etapa do programa quando os bairros recebem os serviços do mutirão de melhorias (durante um mês). Eles serão realizados pela Seserp (Secretaria de serviços Públicos), para obras de recapeamento, pintura de vias públicas, limpeza urbana e poda de árvores, seguindo a indicação dos munícipes.
Já na terceira fase, haverá o reencontro para o retorno das reivindicações com a prestação de contas e o anúncio de investimentos, previsto para 13 de julho. Na ocasião, haverá também o evento ´Cidade Cidadã´, que reunirá atividades culturais, de lazer, serviços de saúde e expedição de documentos, entre outros.


