Início Destaque Lateral Home Santos: Bairro Limpo visa fim do descarte inadequado

Santos: Bairro Limpo visa fim do descarte inadequado

Um trabalho educativo é realizado pela prefeitura desde junho na zona noroeste para eliminar o descarte inadequado de materiais, como móveis e eletrodomésticos sem uso e sobras da construção civil. O projeto ‘Bairro Limpo’ já atuou em mais de 140 imóveis do Santa Maria, Castelo, São Manoel e Vila São Jorge. Atualmente, as visitas acontecem no Rádio Clube, considerado o maior bairro da região e com 12 pontos críticos de 47 mapeados na zona noroeste.

A iniciativa do Dear-ZNO (Departamento da Administração Regional da Zona Noroeste), ligado a Secretaria de Serviços Públicos, consiste na conscientização sobre descarte irregular e serviços disponíveis, além de entrega de materiais explicativos, entre eles folhetos da Coleta Seletiva e de práticas ambientais sustentáveis, produzidos pela Semam (Secretaria de Meio Ambiente), que também disponibiliza um fiscal para acompanhar as visitas.

Segundo o chefe de regional da zona noroeste, Acácio Fernandes Egas, a ação é gradativa, mas já está gerando bons resultados. “Retornamos aos imóveis após uma semana da visita e observamos que a população tem mudado de atitude, incluindo as pessoas mais resistentes”.

Quem dá exemplo na comunidade é o morador do Rádio Clube Adivânio de Araújo, 36 anos, com o descarte correto dos resíduos orgânicos, volumosos e separação do material reciclável. “A gente tem que cuidar. É o futuro dos nossos filhos”.

Moradores podem agendar retirada de entulho pelo Cata Treco

A prefeitura oferece gratuitamente o serviço Cata Treco. Os munícipes podem fazer o agendamento pelo telefone 0800-7708770 e os objetos devem ser deixados na calçada em frente ao endereço mencionado no período programado para retirada. Já os restos de obras e entulhos são recolhidos, no máximo, em cinco sacos. Para quantidades maiores, deve-se contratar serviços particulares.

O descarte irregular é proibido pelo Código de Postura e prevê multa de R$ 500 a R$ 50 mil, podendo dobrar em caso de reincidência. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 0800-112056 via Ouvidoria Pública ou 3226-8088/3226-8080 (Semam), além do registro da chapa do veículo do infrator com foto da irregularidade para ser enviado ao e-mail semam@santos.sp.gov.br.

Da Prefeitura de Santos

Artigo anteriorDilma defende multa indevida
Próximo artigoPrefeitura atende reivindicação e efetua melhorias na Avenida São Carlos