São Caetano do Sul realizará, no próximo domingo (21/05), a 1ª Pedalada Inclusiva, voltada para pessoas com deficiência. O município, cuja gestão tucana é encabeçada pelo prefeito José Auricchio, é a primeira e única cidade do Grande ABC a ter uma secretaria para tratar das questões da inclusão social de pessoas com deficiência.
As inscrições acontecem até sexta-feira (19/5), e quem quiser participar ainda ajudará os mais necessitados, pois a inscrição são 2 quilos de alimento não perecível, que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade. A prova acontecerá dia 21/05, domingo, às 9h, na Avenida Presidente Kennedy (Rua do Lazer).Informações pelo telefone 4227-7760.
“Sem dúvida, é uma forma de inclusão social por duas vezes”, comenta Cristiano de Freitas Gomes, secretário da Sedef (Secretaria da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida).O secretário espera entre 300 e 400 pessoas. “Será um evento em que todo mundo terá direito e condições de participar, seja com deficiência ou não, tenha bicicleta adaptada ou não”, ressalta.
A Sedef conseguiu parceria com empresa especialista em projetos voltados a pessoas com deficiência, a Dream Bike Special, que participará do evento emprestando 40 bicicletas adaptadas para aqueles que quiserem participar e não tiverem uma bicicleta adequada.
TRICICLOS ADAPTADOS
Rubens Sérgio Ribeiro, 66 anos, com paralisia na perna esquerda e detentor do título de Embaixador da Paz pela ONU, usou sua deficiência física para fundar a Dream Bike Special. “Primeiro, estou realmente muito feliz em poder participar desta 1ª Pedalada Inclusiva de São Caetano. Segundo, porque participaremos com 40 triciclos adaptados para pessoas que nunca tiveram a oportunidade de sentir o vento no rosto. Teremos triciclos simples, duplos, hand bikes (pedaladas com as mãos) e triciclo familiar”, comentou Ribeiro.