Iniciada nesta sexta-feira (15), a Atividade Delegada em São José dos Campos, uma parceria entre a Prefeitura Municipal da cidade e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Segurança Pública. Neste primeiro momento, serão contratados 40 homens da Política Militar para ajudar na ação de combate aos fluxos, no fortalecimento da fiscalização no comércio irregular, e na operação contra a perturbação de sossego, entre outras ações que garantem a segurança pública da cidade.
“Retomar a Atividade Delegada na cidade foi um dos compromissos assumidos na campanha”, disse o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, acreditando que a união das forças é o caminho no combate à criminalidade.“Esta é uma medida bastante positiva para o nosso município, porque vai possibilitar mais segurança para população e contribuirá, ainda mais, para a redução dos índices de criminalidade”, frisou Felicio.
O planejamento para a Atividade Delegada será feito em conjunto pela Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Proteção ao Cidadão, e representantes do CPI-1, do 1º e do 46º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), que definem os horários e locais de atuação dos policiais.
Os policiais militares, em média de 40 por dia, trabalharão fardados, com equipamento de proteção individual. A Polícia Militar é a responsável pelo cadastro e adesão de policiais para o convênio. A jornada de cada policial empregado no programa será limitada em até oito horas diárias, não podendo ultrapassar o teto de 80 horas mensais individuais.
As atividades a serem desenvolvidas pelos militares, em horários de folga, serão implementadas em áreas previamente definidas no plano de trabalho a ser elaborado pelo Comando de Policiamento do Interior 1 em conjunto com a Prefeitura.
São José Unida
Esse é mais um importante avanço em prol da segurança pública do município, já que a Prefeitura poderá criar um plano estratégico em parceria com o Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1) no combate à criminalidade.
O programa São José Unida, iniciativa do atual governo, que reúne Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal, para garantir mais segurança para a cidade.