Inovar para trazer novas soluções para velhos problemas tem sido uma das principais premissas do atual governo desde que assumiu à frente da Prefeitura de São José dos Campos, em janeiro do ano passado. Com base neste princípio, o prefeito Felício Ramuth inovou e trocou toda a frota da Guarda Municipal por carros 100% elétricos, por ser veículos mais econômicos, não poluente e ter um ótimo desempenho.
“Somos a primeira cidade do Ocidente a ter veículos 100% elétricos”, disse o prefeito, acrescentando que a substituição da frota vai gerar uma economia para os cofres públicos e contribuir com o meio ambiente. “Teremos uma economia no abastecimento e na manutenção desses veículo, que não poluem o meio ambiente. A utilização dos carros elétricos representa a preservação de mais de 3 mil árvores por ano”, concluiu o prefeito Felício.
A modernização da frota dos 30 carros elétricos disponíveis, reforça as ações da “São José Unida”, programa criado pela Prefeitura para integrar o trabalho das forças policiais da cidade e diminuir os índices de criminalidade.
A nova frota é composta de veículos zero quilômetro, de quatro portas, com capacidade para cinco lugares, motor 100% elétrico e melhor desempenho em relação aos veículos a combustão.
Outras vantagens são o silêncio dos veículos em movimento devido ao motor elétrico, a disponibilidade permanente da frota e a não emissão de ruídos ou gases, entre outros benefícios.
A empresa BYD foi a vencedora da licitação para a locação dos veículos por um período de 36 meses. O valor mensal do aluguel é de R$ 3,9 mil por veículo.
A introdução de carros elétricos nas rondas da GCM também representa uma redução significativa do impacto ambiental desse tipo de operação. Enquanto um veículo a combustão precisa de 111 árvores para sequestrar os gases emitidos em um ano, com a frota elétrica a Prefeitura ajuda a preservar em torno de 3.330 árvores anualmente.
Os carros elétricos da Guarda Municipal serão abastecidos em três postos específicos de recarga: CEFE (Centro de Formação do Educador), em Santana, Paço Municipal e EMEF Antonio Palma Sobrinho, Parque Nova Esperança, na região leste.
Os locais foram definidos pela Prefeitura em pontos estratégicos para reduzir os deslocamentos das viaturas. Esse novo modelo, aumenta a segurança da população porque os carros continuam em operação durante o abastecimento.
Com a locação dos veículos, a Prefeitura substitui 100% dos carros municipais leves da GCM empregados na operação.
Há ainda outras vantagens na nova operação:
- Disponibilidade: os carros permanecem 100% do tempo à disposição da operação (os veículos antigos passavam cerca de três meses ao ano em processos de manutenção).
- Silêncio: esses veículos favorecem a operação em casos de aproximação principalmente em abordagens, contribuindo como fator surpresa (exemplos: ocorrência de pichação e danos ao patrimônio público).
- Eventos com grande concentração de público: o veículo pode permanecer ligado durante todo o período do evento, facilitando em casos de saídas rápidas.
- Eventos longos: o veículo pode acompanhá-los em baixa rotação.
- Os carros não emitem nem ruídos e nem gases.
Os automóveis BYD e5 e BYD e6
Os automóveis BYD e5 (sedan) e BYD e6 (SUV) são 100% elétricos com tração dianteira, freio regenerativo e amplo espaço interno, ideais para atender frotas de polícia e guardas, frotas corporativas e de aplicativos de carona, taxis e transporte executivo. Os veículos vêm equipados com a tecnologia de ponta da BYD, suas baterias de fosfato de ferro lítio, que garantem uma autonomia de até 300 km para o BYD e5 e de até 400 km para o BYD e6, com uma única recarga de até 1,5h.
O veículo BYD e6, oferecido para a prefeitura de São José dos Campos, é o mesmo que ganhou as licitações para o Governo Federal da China e para a Comissão Europeia, em Bruxelas.
Gigante global especializada em energia limpa, a BYD foi fundada em 1995. Desde 2015, tornou-se a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos plug-in do mundo.