A produção de petróleo e gás natural no Estado de São Paulo cresceu 15,4% no último mês de setembro em relação a agosto. O resultado representa um recorde estadual de 432,4 mil barris de óleo ao dia (boe/d) produzidos, equivalente a 12,8% da produção nacional. Os dados constam da mais recente edição do Sumário Executivo de Petróleo, publicado pela Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo.
Em relação à produção de gás natural, a produção no mês foi de 18,5 milhões de metros cúbicos por dia (m3/d), correspondente a 16,7% da produção nacional. Já a produção de petróleo alcançou 316,3 mil barris ao dia (bbl/d), equivalente a 11.8% da produção nacional.
Atual terceiro produtor nacional, o Estado de São Paulo, que é o maior consumidor de petróleo e gás natural do Brasil, pode ocupar a segunda colocação em termos de produção no próximo ano, segundo João Carlos Meirelles, secretário de Energia e Mineração. Atualmente, os maiores produtores nacionais são Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A produção entre agosto e setembro de 2016 representa um aumento de 57,7%, em virtude dos resultados apresentados pelos campos de Mexilhão e Sapinhoá.
A maior parte da produção de 432,4 mil boe/d do Estado verificada em setembro vem da Bacia de Santos, de onde são extraídos 110,3 mil bbl/d, originários do pós-sal, e 322,1 mil boe/d, do pré-sal. Os campos de Baúna, Mexilhão e Sapinhoá representam 98,5% da produção de São Paulo, sendo o último responsável por 74.5% da produção.
Do Portal do Governo do Estado