As melhores rodovias do país estão localizadas no Estado de São Paulo. Das 20 primeiras selecionadas no ranking divulgado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), 19 são paulistas, inclusive a primeira da lista, a rodovia dos Bandeirantes (SP-348), no trecho entre São Paulo e Limeira.
Anhanguera (SP-330), Washington Luís (SP-310), sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070) e Raposo Tavares (SP-270) aparecem entre as melhores estradas na pesquisa. O segundo melhor trecho abrange São Paulo, Itaí e Espírito Santo do Turvo. Na terceira posição aparece o trecho entre Bauru e Itirapina.
A pesquisa da CNT avalia aspectos do pavimento, sinalização e geometria da via de 100% da malha federal pavimentada e das principais rodovias estaduais pavimentadas. Também estão incluídas na pesquisa as rodovias concessionadas. Neste ano, foram pesquisados 95.707 km durante 37 dias, entre 25 de junho e 31 de julho.
Programa de Concessão garante segurança e qualidade nas rodovias paulistas
Estradas de qualidade e com segurança para os usuários são alguns dos benefícios garantidos pelo Programa de Concessão das rodovias paulistas. As concessionárias são responsáveis pela totalidade dos investimentos de infraestrutura e recursos necessários para o perfeito funcionamento das estradas, remunerando-se com a cobrança de pedágios.
Atualmente, o Estado de São Paulo possui cerca de R$ 2,3 bilhões em obras de ampliação, que vão desde a implantação de marginais, faixas adicionais, até duplicação das rodovias, entre outras melhorias. Todos os recursos são obtidos por meio do Programa de Concessões. Desde o início das concessões rodoviárias, em 1997, até agosto de 2013, as concessionárias aplicaram R$ 32,4 bilhões em investimentos, além de outros R$ 27,6 bilhões na operação das rodovias.
Na última pesquisa CNT (Confederação Nacional dos Transportes) em 2012, das 20 melhores rodovias do país, 19 eram paulistas e concedidas. O levantamento ainda aponta que 94,4% das rodovias do Estado concedidas estão classificadas como “ótimas” ou “boas”.