
São Paulo é o Estado brasileiro com o maior número de montadoras de automóveis. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Caterpillar, CNH “New Holland”, Ford (2), Chevrolet (2), Honda, Hyundai, Komatsu, Mercedes-Benz, Scania, Doosan, Toyota (3), Valtra e Volkswagen (3) ficam em solo paulista.
A partir de 2015 a produção automobilística aumentará ainda mais com a instalação de uma nova fábrica da Honda no interior, na cidade de Itirapina. “A cadeia produtiva da indústria automotiva é muito longa, o que trará muitas empresas e fornecedores. Vai desenvolver muito Itirapina e a região”, disse o governador Geraldo Alckmin.
Com investimento de R$ 1 bilhão, a nova planta terá capacidade para produzir 120 mil carros por ano. O início das operações está programado para 2015, com a produção do novo Honda Fit. “Este investimento de R$ 1 bilhão vai ser traduzido em dois mil empregos diretos aqui em Itirapina, fora os empregos indiretos”, afirmou.
Segundo o governador, o Estado se empenhou para que a nova fábrica também ficasse no Estado. A outra unidade da Honda fica em Sumaré, na região de Campinas. Devido à indústria automotiva está na ponta da inovação tecnológica, Alckmin ressaltou que a cidade terá uma “Etec (Escola Técnica Estadual) que começa a funcionar em fevereiro (de 2015), com o laboratório em São Carlos.”
A fábrica da Honda em Sumaré produz 120 mil unidades anuais dos modelos Civic, Fit e City.