“Saúde é absolutamente prioritária. Fizemos um financiamento do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento], o maior investimento da história de São Paulo. Nós temos oito obras na região administrativa de Itapeva, totalizando R$ 21,3 milhões. São cinco Caps [Centros de Atenção Psicossocial] e três Unidades Básicas de Saúde. Entregaremos a UBS pronta, equipada, informatizada e com profissionais qualificados. Tudo dentro do programa do BID”, explicou o governador.
Ainda na região, os municípios de Apiaí, Buri, Guapiara e Itararé receberão as obras dos Caps. As três Unidades Básicas de Saúde serão instaladas nas cidades de Ribeira, Barra do Chapéu e Ribeirão Branco.
Além disso, mais de 70 cidades paulistas serão contempladas com o programa Saúde em Ação. Estão previstas 165 obras de construção ou reformas de clinicas de saúde, hospitais, ambulatórios de especialidades e Caps nas regiões Metropolitana de Campinas, Vale do Jurumirim, Vale do Ribeira, Itapeva e Litoral Norte.
O investimento total do programa é de R$ 826 milhões, por meio do financiamento de 70% do valor investido pelo BID, com a contrapartida de 30% de recursos do tesouro do Estado.
As regiões beneficiadas pelo projeto foram escolhidas pela Secretaria da Saúde, após um estudo que analisou as suas necessidades regionais e o perfil epidemiológico.