As equipes médicas que atuam em unidades de saúde de baixa e média complexidades terão mais uma ferramenta para atender a população do Estado. Foi implantando, nesta segunda-feira, 04, um serviço de atendimento médico à distância, que irá contribuir com o esclarecimento de diagnósticos e com o monitoramento de pacientes que derem entrada em hospitais, prontos-socorros e unidades de pronto-atendimento. Foram investidos R$ 3,1 milhões no projeto.
“A medicina ficou muito complexa e todo o apoio que nós dermos aos profissionais da emergência facilitará o processo de internação”, declarou o governador Geraldo Alckmin.
Na prática, esse sistema, que é operado pela Cross (Central de Regulação da Oferta de Serviços de Saúde), funciona por meio de uma videoconferência, na qual equipes médicas da Cross e dos serviços hospitalares discutirão quadros clínicos de pacientes.
Os casos mais complexos serão debatidos com profissionais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo ou do Hospital São Paulo. Somente após a avaliação e conclusão dos quadros é que será definida a necessidade, ou não, da transferência dos pacientes para hospitais de referência.
O Hospital de Bertioga é a primeira unidade a participar do sistema, que, inicialmente, será instalado na região da Baixada Santista. Outras 31 unidades hospitalares, localizadas nas nove cidades da região, integrarão a rede até junho. “Começamos pela Baixada, mas ele será implantando em todo o Estado”, disse o governador.
Estrutura
Para ofertar o serviço, a Cross irá dispor de seis postos de apoio, cada um equipado por um monitor de 21 polegadas Full HD, câmera Full HD 1080p, microfone e caixas acústicas profissionais. Essa mesma estrutura também fará parte das estações móveis de trabalho dentro dos hospitais universitários e unidades integrantes da rede.
Além disso, a Cross vai contar também com uma sala de telemedicina, formada por duas telas de 50 polegadas Full HD, câmera Full HD 1080p, microfone e caixas acústicas profissionais.
Do Portal do Governo do Estado