Início Notícias do PSDB SECRETARIADO DE MULHERS FAZ BALANÇO SOBRE AÇÕES NO MÊS QUE COMEMOU O...

SECRETARIADO DE MULHERS FAZ BALANÇO SOBRE AÇÕES NO MÊS QUE COMEMOU O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 12 de março, na sede do Diretório Estadual do PSDB, um encontro organizado pelo Secretariado Estadual de Mulheres marcou o fim das comemorações do Dia Internacional da Mulher no estado de São Paulo. No discurso de abertura da solenidade, a presidente do Secretariado Estadual de Mulheres, a prefeita de Itaju, Fátima Terezinha Camargo Guimarães, lembrou que naquela noite se encerravam as comemorações, mas não a luta das mulheres tucanas.

O ponto alto do encontro foi justamente a história de vida, luta e militância, contada por três convidadas ilustres: Ércia Golla, Antônia Eugênia Camelo e Maria José. Seus depoimentos comoveram e arrancaram, por diversas vezes, aplausos acalorados da platéia, que lotou o auditório da sede do diretório Estadual do PSDB, em São Paulo.

Ao reverenciar a memória das operárias, que morreram queimadas numa fábrica em Nova Iorque, em 1857, quando reivindicavam redução da jornada de trabalho e melhoria salarial, as mulheres do PSDB lembraram também os 100 anos da marcha de Nova Iorque que levou para as ruas daquela cidade, em 1908, 14 mil mulheres que, sob o slogan “Pão e rosas”, clamavam por estabilidade econômica e qualidade de vida. “Pão, rosas e poder” foi o apelo, neste 2008, das mulheres tucanas que lutam por mais espaço na política.

Afinadas com as diretrizes do Secretariado Nacional, as mulheres do Secretariado de São Paulo, a exemplo do que ocorreu também em outros estados, incentivaram a realização de manifestações em vários municípios.

Em Araçatuba, por exemplo, mulheres ligadas ao secretariado, distribuíram na porta de supermercados e calçadão comercial, filipetas que faziam alusão às lutas das mulheres e davam dicas de economia de energia; em Campinas, a mobilização se valeu da informática e centenas de e-mails foram disparados, lembrando as datas históricas e a importância de mais mulheres no poder.

Em Bauru, houve caminhada no calçadão e as mulheres uniformizadas distribuíam rosas e mensagem sobre o significado do slogan “Pão, rosas e poder”. Em Piracicaba, as comemorações duraram dois dias: no sábado, dia 8, as mulheres em passeata pela Rua Governador, distribuíram rosas e folheto sobre a data; as cidades da região de Piracicaba realizaram as mesmas atividades, pois a programação foi elaborada em nível regional; nas Câmaras Municipais houve sessão solene e em Rio das Pedras, o Rotary Club lembrou a data com palestra. No domingo, dia 9, em Piracicaba e cidades vizinhas, mulheres exemplares foram homenageadas e o coral das Crianças de Santa Maria da Serra, fechou com chave de ouro o evento em Piracicaba.

Na cidade de Ribeirão Preto, as quatro principais esquinas do centro da cidade foram ocupadas por dezenas de mulheres de calça azul e camiseta amarela que distribuíam caneta e texto relativos a campanha “Pão, rosas e poder”. Segundo uma das organizadoras, o movimento foi tão interessante que essas mulheres deverão repetir o encontro na esquina, a cada dois meses, para discutir política.

Em Itaju, as comemorações ocorreram atreladas a ações de saúde da mulher. Cuidados com o corpo, com a alimentação e auto-estima foram alguns dos temas trabalhados na prática e por meio de palestras. Em Presidente Prudente e Álvares Machado houve distribuição de rosas, pãezinhos e textos sobre os marcos históricos e os desafios da mulher na política.

Em Paraguaçu Paulista, numa barraca montada na Fonte Luminosa, 15 mulheres ligadas ao partido distribuíram 400 botões de rosa, mini-pão e panfleto alusivo à luta das mulheres. Em Assis, aproveitando a Reunião Regional do PSDB, da qual participaram inúmeras autoridades, dentre elas o deputado federal Mendes Thame, o deputado estadual Mauro Bragatto, o secretário geral César Gontijo e o secretário Rogélio Barcheti, as mulheres das regiões de Assis e Ourinhos foram saudadas com botões de rosa, panfleto e faixas sobre o dia internacional da mulher.

Na cidade de São Paulo, rosas e muffins foram entregues às mulheres nas estações de trem; faixas alusivas ao Dia Internacional da Mulher e a marcha por “Pão, rosas e poder” foram espalhadas e rosas azuis distribuídas às mulheres que trabalham ou passavam pela região da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Hospital São Paulo; um show no Bar Nelson Gonçalves, no bairro de Santa Cecília, com direito a rosas e presenças ilustres como a do ex-governador Geraldo Alckmin, a do Secretário Municipal de Serviços e Sub-prefeito da Sé, Andréa Matarazzo e do Vereador Netinho, marcou a comemoração do Secretariado Municipal de Mulheres do PSDB, que reuniu 300 mulheres; na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Largo de Moema, uma reunião sobre a mulher e a política foi realizada com 125 mulheres daquela região; e em Piraporinha, a partir das 9 horas, a praça defronte ao diretório do PSDB foi palco de muita movimentação; teve a Banda do Guerreiro, caminhada pelo bairro, discurso, atividades físicas para mulheres e muitos olhares e sorriso de aprovação, inclusive por parte dos homens, que foram lá para conferir a festa.

Assim que o Secretariado Estadual de Mulheres do PSDB do Estado de São Paulo concluir a coleta das informações sobre as ações nos municípios, será possível avaliar a força de mobilização dessas mulheres que, mais que “Pão e rosas” saem na luta também pelo Poder, por saberem que “sociedades fortes, sustentáveis e estáveis” só serão realidade quando homens e mulheres puderem verter juntos, sobre o mundo, seus olhares diferentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*