Os seis governadores do PSDB eleitos em outubro deste ano assumem as administrações estaduais no próximo dia 1º de janeiro. Missas, cultos e festividades culturais estão programadas em São Paulo, Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e Roraima.
A vitória no pleito deste ano garantiu aos tucanos o comando de estados onde residem 42% da população brasileira – cerca de 77 milhões de pessoas. Essas unidades da federação também respondem por 51% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deve participar de duas cerimônias de posse: a do governador eleito de São Paulo, José Serra, e a do tucano eleito em Alagoas, Teotonio Vilela. Confira abaixo os horários e os locais das cerimônias:
São Paulo
O governador eleito de São Paulo, José Serra, assume o comando do estado em evento programado para às 15h, na Assembléia Legislativa estadual, onde o tucano fará um pronunciamento. Às 16h30, ocorre a transmissão de cargo no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Lá o tucano fará mais um discurso. Na ocasião, Serra empossará o secretário de Justiça, Luiz Antônio Marrey, que dará posse aos demais auxiliares do novo governador de São Paulo. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chega de Maceió à tarde e deve participar da posse de Serra.
Alagoas
A cerimônia de posse de Teotônio Vilela começa às 10h com uma missa na Catedral Metropolitana de Maceió. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso passa o fim de ano na capital e deve comparecer. Vilela toma posse às 15h, em cerimônia na Assembléia Legislativa. Logo após, ocorre uma festa na Praça dos Martírios, em frente ao Palácio Floriano Peixoto, sede do governo alagoano.
Entre as atrações previstas estão folguedos e manifestações culturais de grupos de coco, samba de roda e capoeira, entre outras. Em seguida, será celebrada uma benção ecumênica. Às 17h, na sede do governo, ocorre a cerimônia de transmissão de cargo. Autoridades estaduais, deputados, prefeitos e senadores foram convidados. Vilela deve discursar tanto na cerimônia de posse quanto na de transmissão do cargo.
Minas Gerais
A agenda de posse do governado reeleito de Minas Gerais, Aécio Neves, ainda não está totalmente fechada. O tucano toma posse às 16h na Assembléia Legislativa do estado, onde deve discursar. Já a transmissão do cargo ocorre às 18h, no Palácio da Liberdade. Haverá ainda uma missa no dia 2 de janeiro.
Paraíba
As atividades de posse do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, também reeleito, começam às 10h com uma missa em Ação de Graças na Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves. Às 16h, o tucano toma posse, em sessão solene da Assembléia Legislativa da Paraíba, que excepcionalmente será realizada no Fórum Civil de João Pessoa.
Logo após a assinatura do termo de posse, o tucano passa a tropa em revista e discursa em palanque armado em frente ao Palácio da Redenção, sede do Executivo paraibano. A festa termina às 19h, com um Culto em Ação de Graças na Primeira Igreja Batista de João Pessoa, capital do estado.
Rio Grande do Sul
A cerimônia de posse da governadora eleita do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, ocorre na Assembléia Legislativa, às 16h. Logo após, às 17h, Yeda participa da solenidade de transmissão de cargo no Palácio Piratini. Foram convidados para a festa mais de seis mil pessoas, entre autoridades locais, ministros de Estado, presidentes de tribunais e ex-governadores. O roteiro completo ainda está em fase de elaboração.
Roraima
A posse do governador eleito de Roraima, Ottomar Pinto, ocorre às 18h na Assembléia Legislativa. Logo após, o tucano discursa da sacada do Palácio senador Hélio Campos, sede do governo estadual, no centro de Boa Vista. Por ora, ainda não estão confirmadas as presenças de autoridades políticas convidadas, mas é provável que o general Francisco Rangel Gomes, governador do município de Bolívar (Venezuela), participe da cerimônia.
Fonte: Agência Tucana