É com especial carinho que vemos um dos mais importantes segmentos do PSDB, o Tucanafro, ganhar cada vez mais musculatura política e inserção nas camadas menos favorecidas da sociedade brasileira. Nascido da necessidade de qualificarmos ainda mais a discussão sobre a formulação de políticas de promoção da igualdade racial no Brasil, e de combate ao racismo e ao preconceito, o Tucanafro se tornou também um dos nossos principais canais de comunicação com as periferias, com as comunidades indígenas, as quilombolas e outros numerosos e importantes segmentos da sociedade.
O Tucanafro é esse espaço onde nos encontramos para debater a contradição entre termos mais de 51% da população brasileira negra, e constarmos que a desigualdade e o preconceito sujeita os negros a serem apenas 20% entre os brasileiros que ganham mais de dez salários mínimos; que dentro do número total de jovens assassinados anualmente no Brasil, mais de 70% sejam negros; que a taxa de analfabetismo seja duas vezes maior entre os negros; que de cada dez casas beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, sete sejam chefiadas por negros, entre tantos outros dados que ilustram o tamanho da dívida histórica que o país tem com a população negra.
A resposta que a sociedade e importantes lideranças deram à nossa iniciativa, não poderia ser melhor: um grande movimento de filiação. Quando lançamos no último mês de agosto nossa campanha de filiação, o presidente nacional do Tucanafro, Juvenal Araujo — que representa a população negra com legitimidade, competência e militância singular — entregou à direção do partido em Minas mais de 515 fichas de filiação.
O Tucanafro de Minas Gerais também lançou sua campanha “1 Filiado por Dia”, colocando este engajado desafio aos seus militantes e lideranças. Campanha exemplar, que pode ser seguida por muita gente. Estabeleceu uma meta clara: 1 filiação por dia. Mas já dobrou essa meta, porque não filiou nunca menos que 3 pessoas diariamente. Foco, coerência e eficácia. Receita simples, mas muito virtuosa.
Aos nossos demais segmentos do PSDB, faço a sugestão de que repliquem a experiência do Tucanafro. Mobilizem suas militâncias e a sociedade, filiando o maior número de pessoas no PSDB. Ao PSDB Sindical, que traga o maior número de trabalhadores; à Juventude Tucana, que ampliem o debate às escolas e as faculdades; o PSDB mulher, a Diversidade Tucana — todos nós! — vamos às ruas, às escolas, aos sindicatos, e filiemos o maior número de pessoas que queiram caminhar conosco a favor do Brasil.
Senador Aécio Neves
Presidente nacional do PSDB