Diego Garcia* Portal Terra
A delegação da Seleção Brasileira que vai embarcar para a África do Sul para a disputa da Copa do Mundo tem um encontro nesta quarta-feira com Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, em Brasília. O petista, que tem fama de pé-frio, vai se reunir com o elenco para desejar boa sorte na busca pelo hexacampeonato.
Para justificar o rótulo de azarado do político, o Terra listou 35 oportunidades em que Lula esteve com equipes de futebol e esportistas e os resultados posteriores não renderam bons motivos para comemorações aos atletas.
1 – SÃO PAULO 2003 – No dia 17 de março de 2003, Lula ganhou uma camisa do clube tricolor depois de o time apoiar a campanha Fome Zero. Logo em seguida, os são-paulinos foram vice-campeões paulistas ao perderem a final para o Corinthians e foram eliminados da Copa do Brasil pelo Goiás.
2 – FLAMENGO 2004 – No dia 6 de janeiro de 2004 o petista recebeu Márcio Braga, então presidente do time rubro-negro, e vestiu a camisa flamenguista. Alguns meses depois a equipe carioca foi derrotada na final da Copa do Brasil para o Santo André em pleno Maracanã.
3 – GUSTAVO KUERTEN 2004 – O tenista presenteou o político com uma raquete em 3 de dezembro. Nunca mais venceu um torneio profissional.
4 – INTERNACIONAL 2005 – O presidente ganhou uma camisa do clube colorado em 5 de abril. Nesse mesmo ano, o time gaúcho chegou a liderar o Campeonato Brasileiro quando onze jogos foram anulados pelo escândalo de arbitragem. Resultado: o Inter teria sido campeão sem a anulação. Ficou com o vice.
5 – CORINTHIANS 2006 – O petista foi ao Parque São Jorge para inauguração do Memorial do clube, no dia 27 de janeiro, e posou para fotos com uma camisa corintiana que recebeu de presente. Em seguida, a milionária equipe da MSI ficou em sexto no Paulista e foi eliminada nas oitavas de final da Copa Libertadores pelo River Plate.
6 – SELEÇÃO E ROBERTO CARLOS 2006 – Em 20 de maio de 2006, Lula recebeu o lateral – o único atleta que disputaria a Copa daquele ano a visitar o político – e ganhou uma camisa autografada do Brasil. Pouco depois, a Seleção foi eliminada pela França. Roberto Carlos foi apontado como um dos culpados pela queda, já que seria o responsável pela marcação do atacante Henry, autor do gol.
7 – POPÓ 2006 – Em 8 de fevereiro o presidente ganhou luvas de presente de Popó. Depois disso, o lutador perdeu o cinturão de campeão mundial dos pesos leves pela WBO e nunca mais venceu uma luta importante.
8 – RACING-ARG 2006 – O presidente visitou a Argentina em 25 de abril. Na ocasião, ele ganhou do então presidente Nestor Kirchner uma camisa do Racing. No mês seguinte o clube quase caiu para a segunda divisão do campeonato local, ficando em 18º em um torneio com 20 participantes.
9 – INTERNACIONAL 2007 – Após o clube gaúcho ser campeão do mundo em 2006, o deputado Beto Albuquerque presenteou Lula com uma camisa da equipe colorada. Meses depois, o time foi eliminado já na primeira fase da Copa Libertadores e o arqui-rival Grêmio ficou com o título estadual.
10 – CORINTHIANS 2007 – Em 23 de fevereiro de 2007, os presidentes do clube alvinegro (na época, Alberto Dualib) e do Brasil se encontraram e posaram para fotos com a bandeira do time paulista. Meses depois a equipe seria rebaixada para a Série B pela primeira vez em sua história.
11 – BOTAFOGO 2007 – Bebeto de Freitas, então presidente do clube, visitou o Palácio do Planalto para falar com Lula antes da semifinal da Copa do Brasil contra o Figueirense. Os botafoguenses foram eliminados após dois gols anulados pela assistente Ana Paula de Oliveira.
12 – FIGUEIRENSE 2007 – Em visita ao estado catarinense, Lula ganhou uma camisa do Figueirense no dia 8 de maio. No mês seguinte o time foi derrotado na final da Copa do Brasil pelo Fluminense.
13 – SELEÇÃO E RONALDINHO 2007 – No dia 1 de junho de 2007, o Brasil empatou com a Inglaterra por 1 a 1. Antes da partida, o presidente do Brasil cumprimentou o atual camisa 80 do Milan. Depois, a Seleção apenas empatou com a Turquia e perdeu para o México. Duas vezes melhor do mundo, Ronaldinho nunca mais foi o mesmo.
14 – BOTAFOGO 2007 PARTE II – O volante Túlio, então no clube carioca, deu uma camisa da equipe durante cerimônia de assinatura do decreto que regulamentava a Timemania. O time botafoguense era o terceiro colocado no Brasileiro e lutava pelo título. Acabou o ano em nono e foi vice carioca no ano seguinte.
15 – MÉXICO 2007 – Em 6 de agosto de 2007, o presidente mexicano Felipe Calderón presenteou o brasileiro com uma camisa da seleção local. Resultado: o México perdeu para a Colômbia por 1 a 0, para o Brasil por 3 a 1, para a Guatemala por 3 a 2, empatou com a Nigéria por 2 a 2, venceu o modesto Panamá por apenas 1 a 0 e depois ainda perdeu para o Paraguai por 1 a 0.
16 – PONTE PRETA 2008 – O clube ia enfrentar o Palmeiras na final do Paulista daquele ano. Corintiano, Lula recebeu uma camisa da equipe campineira no dia 25 de abril e declarou sua torcida pelo time do interior de São Paulo na decisão. Placar final: Palmeiras 5 x 0 Ponte Preta.
17 – CORINTHIANS 2008 – A equipe alvinegra tinha vencido o Sport por 3 a 1 no primeiro jogo da final da Copa do Brasil e poderia perder por até um gol de diferença na partida de volta, quando Lula declarou que ia ver o jogo e torcer pelo título corintiano. Resultado: 2 a 0 para os pernambucanos e Sport campeão.
18 – VASCO 2008 – Em 4 de julho de 2008, Lula recebeu Roberto Dinamite, presidente do Vasco. O azar do político levou mais uma vítima para a segunda divisão meses depois, quando o clube carioca foi rebaixado pela primeira vez na sua história.
19 – FLUMINENSE 2008 – Lula visitou, no dia 23 de junho daquele ano, as Laranjeiras e ganhou uma camisa do time tricolor carioca. Dias depois, o Flu – que tinha a melhor campanha da Libertadores até então – perdeu a final para a LDU em pleno Maracanã, nos pênaltis.
20 – SELEÇÃO DE VÔLEI 2008 – Antes imbatível, a Seleção Brasileira masculina perdeu o título da Liga Mundial depois da visita de Lula.
21 – SELEÇÃO DE VÔLEI 2008 PARTE II – O presidente visitou a Vila Olímpica de Pequim, posou para fotos com o time de vôlei e afirmou que
gostaria de assistir a uma partida. No mesmo dia, Bernardinho discutiu com Gustavo durante um treino e logo depois a Seleção ficou com a prata.
22 – DIEGO HYPOLITO 2008 – Ainda nos Jogos Olímpicos de Pequim, Lula levou um pouco de sua sorte ao maior favorito brasileiro. Resultado: o ginasta se esborrachou no chão e voltou para casa sem nenhuma medalha.
23 – KAKÁ 2008 – Melhor do mundo no ano anterior, o meia visitou o presidente Lula para dar um presente: uma camisa do Milan com seu nome. Kaká não repetiu as boas atuações que lhe renderam o título na temporada seguinte, se transferiu e foi criticado no Real Madrid. Especula-se que sofre de uma pubalgia crônica.
24 – GRÊMIO 2008 -O time gaúcho liderava o Campeonato Brasileiro quando em 6 de novembro Lula ganhou uma camisa do clube ao receber o projeto da construção do novo estádio gremista. O São Paulo acabou sendo o campeão daquele ano e o time do Sul, vice.
25 – FLUMINENSE 2009 -No dia 3 de fevereiro Lula passou mais uma vez pelas Laranjeiras e ganhou outra camisa do Flu. Logo depois, a equipe tricolor sofreu uma derrota inacreditável quando vencia o Duque de Caxias por 2 a 0 e levou três gols nos últimos 15 minutos.
26 – INTERNACIONAL 2009 – O presidente do Brasil ganha uma camisa do centenário do time colorado com o número 100 nas costas no dia 12 de janeiro. O Inter só consegue conquistar o Campeonato Gaúcho, perde na decisão da Copa do Brasil e é vice do Brasileiro.
27 – CORITIBA 200
– O petista participou de seu terceiro rebaixamento depois que esteve com dirigentes do clube paranaense no dia 17 de setembro, no Aeroporto Afonso Pena para o pré-lançamento das medalhas comemorativas. O time alviverde caiu para a Série B, não ganhou o Paranaense e destruiu o estádio depois de ser relegado à segunda divisão.
28 – FORTALEZA 2009 – Pela quarta vez o pé-frio de Lula aparece com um rebaixamento. No dia 15 de março de 2009, o presidente do conselho do Fortaleza, Jorge Mota, entregou uma camisa oficial do clube ao presidente. No mesmo ano, o time caiu para a Série C.
29 – CHELSEA E FELIPÃO 2009 – No dia 18 de agosto de 2008, Lula recebeu o então técnico do Chelsea, Luiz Felipe Scolari, em Brasília. Presenteado com a camisa do clube inglês, Lula agradeceu. Felipão saiu de Londres sem um único título e o Chelsea ainda não conquistou a sua tão sonhada Liga dos Campeões.
30 – BOCA JUNIORS 2009 – O presidente foi presenteado com a camisa autografada pelos jogadores logo depois de um almoço no Palácio San Martín, em Buenos Aires. No mesmo dia a equipe perdeu para o Cuenca, do Equador, por 1 a 0. Sua sorte é que já estava classificada, mas a maldição de Lula foi mais forte e o time argentino – que não perdia um jogo de Libertadores em casa há seis anos – foi eliminado pelo modesto Defensor, do Uruguai, em plena La Bombonera.
31 – CORINTHIANS 2009 – Após o título da Copa do Brasil o elenco todo do Corinthians foi visitar Lula no dia 2 de julho. Menos de um mês depois o clube anunciou a venda de três de seus principais jogadores – André Santos, Douglas e Christian – e ficou em décimo no Brasileiro.
32 – FLAMENGO 2009 – O time rubro-negro foi visitar o presidente após a conquista do Campeonato Brasileiro. Depois disso, não conseguiu ser campeão carioca, título que faturava há três anos consecutivos, e caiu na Libertadores diante do Universidad de Chile.
33 – CORINTHIANS 2010 – O petista ganhou uma camisa do time relativa aos seus 100 anos no dia 23 de dezembro 2009. O time não passou nem pelas oitavas da Copa Libertadores e sequer se classificou às semifinais do Paulista.
34 – PALMEIRAS 2010 – Durante um discurso de Dilma Roussef, no dia 10 de abril, um torcedor pediu a Lula para assinar uma camisa do time alviverde. O autógrafo do presidente ocorreu justamente dias antes dos palmeirenses serem eliminados pelo Atlético-GO na Copa do Brasil.
35 – MARCELINHO CARIOCA 2010 – Última vítima da “maldição de Lula”, o ex-jogador presenteou o presidente com a camisa 100 do Corinthians. Alguns meses depois foi eliminado da Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão.