Início Artigos Sem autoridade moral para reclamar

Sem autoridade moral para reclamar

Alberto Goldman

Segundo o novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga, “a política do ‘toma lá, dá cá’ está no passado”.  Num arroubo de honestidade o senador amazonense confirma aquilo que se tem dito da  política brasileira, o ‘toma lá, dá cá’ desde tempos imemoriais, mas aprofundado e generalizado desde o primeiro governo Lula.  Lula levou ao extremo essa forma de governar e compor a maioria para sustentação política de seu governo.

Distribuiu postos de governo entre as correntes de seu próprio partido, o PT, e não pestanejou em entregar ministérios, diretorias e outras funções executivas para partidos aliados e para facções desses mesmos partidos.  Em linguagem mais direta comprou os apoios que julgou necessários, sem qualquer preocupação com a qualidade e a idoneidade dos ocupantes dos cargos, nem mesmo com os projetos e programas que o país precisa para o seu desenvolvimento.

Nisso não ficou fora a então ministra, posteriormente presidente da República, Dilma Roussef, partícipe ativa e herdeira  dessa forma de governar.  Não tem ela, agora, autoridade moral para reclamar.

Agora que a vaca está indo para o brejo, os escândalos pipocam em todos os setores da administração federal, o novo lider do governo no Senado diz que as coisas vão mudar.Acho que não!  O comprometimento do núcleo de poder com os responsáveis pela corrupção é indissolúvel.   A única saída é tirá-los do poder, pelo voto popular, mais cedo ou mais tarde.

Artigo anteriorLegitimidade e democracia
Próximo artigoHaddad participou de criação de taxas no governo Marta

1 COMENTÁRIO

  1. Ate que enfin politicos de carater,novamente no governo, e principalmente no senado, estava mais do que na hora da limpeza , no senado . Tem meu sagrado voto senador parabens.
    Acho que ja posso morrer feliz
    Vanderlei Pereira de Jesus
    RG 11.238.682.9

Comments are closed.