Integrante da comitiva de deputados que conheceu na semana passada as pesquisas realizadas pelo Brasil na Antártida, o deputado federal Júlio Semeghini (PSDB-SP) pediu ao governo federal que destine mais recursos para investimentos na Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira localizada na ilha do Rei George, a 130 km da península Antártica, na baía do Almirantado.
Semeghini avaliou como positiva a visita feita à base brasileira e destacou a importância da apresentação de novos projetos da criação de parcerias que auxiliem as pesquisas na região. São investigados temas como o impacto das mudanças ambientais globais na Antártica e suas conseqüências para as Américas, em especial para a Amazônia. “É importante que se mantenha um acompanhamento para consolidar o país como pólo de pesquisas no continente”, asseverou.
O deputado ressaltou que a falta de um suporte logístico adequado ainda é um entrave para o avanço das explorações brasileiras. “Acredito que o grande desafio enfrentado é de cunho logístico. É preciso colocar os pesquisadores nos locais corretos e dar suporte e segurança para que se realizem as pesquisas”, defendeu o tucano.