Início Bancada Seminário LGBT do Congresso discutirá temas ligados a DSTs e aids por...

Seminário LGBT do Congresso discutirá temas ligados a DSTs e aids por sugestão de Mara Gabrilli

O 11º Seminário LGBT do Congresso Nacional será realizado a pedido da deputada Mara Gabrilli (SP), de acordo com requerimento aprovado pela Comissão de Seguridade Social. O objetivo é debater com a sociedade civil organizada e com o governo temas relacionados a DSTs e aids. O encontro acontece dia 14 de maio, das 9h às 18h, com a presença de especialistas em saúde, direito, sexualidade, psicologia e cultura.

 “O estigma e a discriminação constituem sérios obstáculos à promoção do acesso universal à prevenção e ao tratamento. Além disso, muitas vezes a discriminação em razão do HIV/AIDS é somada a outras discriminações, acentuando o impacto da doença nas pessoas vivendo com ela, bem como de seus familiares e cuidadores”, justifica a tucana.

Segundo dados do Ministério da Saúde, foram notificados 39.185 casos de aids no Brasil em 2012, valor que se mantém estável nos últimos cinco anos. A taxa de detecção do vírus sofreu uma elevação de cerca de 2% nos últimos dez anos. Outro fator importante é a tendência de aumento da prevalência da infecção pelo HIV na população jovem.

O aumento dos casos em grupos específicos, como o de jovens homossexuais, travestis e mulheres de 13 a 19 anos também preocupa. Nesta faixa etária, as mulheres ultrapassaram os homens em número de novos casos, um fenômeno inédito e alarmante. No Brasil há cerca de 718 mil pessoas vivendo com o HIV. Destas, 150 mil não sabem da doença.

Mara lembra que, em anos anteriores, o seminário discutiu temas como a tolerância religiosa, os papéis de gênero na infância, bullying e evasão escolar.

“O objetivo deste 11º Seminário é, portanto, apontar caminhos para esse enfrentamento de forma que todos os temas pertinentes sejam abordados e levados em consideração na promoção dos direitos humanos e da dignidade de pessoas vivendo com as DST/HIV/AIDS”, observa a deputada.