Início Destaques Senadores cobram debate científico sobre proposta da Anvisa

Senadores cobram debate científico sobre proposta da Anvisa

Retirada imediata de inibidores de apetite do mercado precisa ser vista com cautela, sugerem parlamentares

Os senadores do PSDB Cyro Miranda (GO) e Marisa Serrano (MS)  participaram nesta terça-feira de audiência pública realizada pelas Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para debater a proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de retirar de circulação os medicamentos inibidores de apetite. De acordo com os senadores, é preciso um maior debate sobre o uso desses medicamentos antes de qualquer medida para retirá-los do mercado.

 “É preciso que o médico tenha condições suficientes para receitar o remédio de acordo com as necessidades de cada paciente. É necessário também ter uma fiscalização maior, mas não retirar da sociedade e do mercado esses remédios, porque ficando apenas um remédio daria a ideia de um cartel”, destacou a senadora.

Para o senador Cyro Miranda , não dá para o Brasil se espelhar na proibição feita pela Europa ou pelos Estados Unidos , já que a dipirona, por exemplo, é proibida nos Estados Unidos, mas aqui ela é liberada sem causar nenhum efeito. “O que mais nos incomoda é que existe uma guerra econômica entre os laboratórios. Suas escolhas, muitas vezes, não são baseadas no viés científico. É preciso construirmos um estímulo científico, como por exemplo, continuar o estudo sobre a Sibutramina para termos uma posição mais clara. Nesta audiência, nem a Anvisa e nem as áreas médicas são favoráveis que se retire esta medicação do mercado. Qualquer decisão, seja para manter ou retirar a Sibutramina do mercado, é séria. No momento não temos nenhuma indicação definitiva da Sociedade Brasileira de Cardiologia que este medicamento seja prejudicial à saúde. Não é porque os Estados Unidos e a Europa proibiram que iremos fazer o mesmo”, disse Cyro.

Fonte: Agência Tucana com Liderança do PSDB no Senado

Artigo anteriorPSDB-SP institui Núcleo Sindical
Próximo artigoAlckmin anuncia investimentos na SP-304 e SP-321