José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, visitou nesta sexta-feira, 21 de setembro, o Clube-Escola Délio de Carvalho, em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste. Serra anunciou a construção de mais 150 clubes-escola na cidade. “Vamos fazer mais 150 clubes-escola, dinamizar a Virada Esportiva para que ela se torne tão popular quanto a Virada Cultural e criar um centro de excelência para treinamento de esportes olímpicos”, disse.
Ao chegar ao clube-escola, Serra foi cercado pelas crianças que o convidaram para jogar bola no campo de futebol. Ao bater um pênalti, seu sapato saiu do pé e caiu fora do campo. Serra se divertiu com o imprevisto. “Eu senti que o sapato ia sair, ele saiu antes de bater na bola”, contou. O primeiro chute foi perdido, mas em uma segunda tentativa, Serra fez o gol. Serra também assistiu a uma apresentação de capoeira.
O tucano foi recebido pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser, presidente da organização social (OS) que administra o local e outros dois clubes-escola da cidade. Serra assinou um documento da organização Atletas pela Cidadania, da qual Ana Moser faz parte, que pede mais esporte nas escolas e para a população em geral. “Esporte na cidade é muito importante para o lazer, para a educação e para a saúde”, afirmou Serra.
A proposta do Programa Clube-Escola é oferecer atividades esportivas e recreativas gratuitas. O de Ermelino Matarazzo tem 1.200 alunos matriculados em várias modalidades esportivas, como capoeira, vôlei, futsal, futebol de campo, ginástica rítmica e ginástica para adultos. Os cursos são voltados para crianças a partir de quatro anos, jovens, adultos e idosos.
Nos fins de semana, o local é aberto para a comunidade local, que participa de eventos e campeonatos. Cerca de 12 mil pessoas frequentam o espaço por mês. O clube-escola é equipado com quadra poliesportiva, campo de futebol, academia ao ar livre e playground.
São Paulo já conta com 180 clubes-escola. “É um serviço muito econômico, não sai mais do que R$ 100,00 por participante/mês, o que mostra a viabilidade de se fazer isso em grande escala”, disse Serra. “É muito bom para a garotada e também para as pessoas de mais idade”, concluiu Serra.