O ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), confirmou neste sábado (23), em visita ao Palácio do Itamaraty, a presença de 45 chefes de Estado e 55 ministros em eventos das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Os presidentes da França, François Hollande, da Argentina, Mauricio Macri, e o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, estão entre os que garantiram a presença. Os Estados Unidos serão representados pelo secretário de Estado, John Kerry.
Segundo matéria publicada neste domingo (24) pela revista Veja, Serra conheceu o trajeto que será feito pelas autoridades. O ministro destacou o reforço da segurança brasileira diante dos recentes atentados terroristas pelo mundo e elogiou o esquema montado pela Polícia Federal para garantir a proteção durante os jogos.
Segundo a reportagem, o principal dos quatro encontros com autoridades internacionais acontecerá na abertura das Olimpíadas, no dia 5 de agosto, às 17h, na sede do Palácio do Itamaraty. Depois, os convidados irão para o Maracanã para assistir a abertura dos jogos que começará às 20h.
De acordo com a revista, cada recepção deverá reunir cerca de 1.500 pessoas e o gasto dos quatro encontros deve superar os R$ 2 milhões.