O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, apresentou as propostas que compõem seu Plano de Governo em evento realizado nesta segunda-feira, 15 de outubro, no cinema da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional (Av. Paulista).
“Para mim, a felicidade está em fazer as coisas acontecerem. Fui sempre assim”, disse Serra. O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do senador Aloysio Nunes, do candidato a vice na chapa de Serra, Alexandre Schneider, e demais lideranças políticas.
Em seu discurso, Serra apresentou os principais pilares de seu estilo de trabalho:
“Começar a trabalhar desde o primeiro dia. A Prefeitura não é lugar para pós-graduação. É uma questão de responsabilidade”;
“Montar a equipe por mérito. O critério é a qualidade, sem loteamento de capitanias hereditárias”;
“Fazer parcerias com a sociedade e o governo do Estado. Vamos aprofundar ainda mais a parceria com o governador. São Paulo tem duas prefeituras”;
“Ter disposição para inovar”.
Ao falar à plateia que lotava o Cine Livraria Cultura, o senador Aloysio Nunes disse que “a biografia de Serra é exemplo. Tudo o que ele fez na vida pública, ele fez bem feito”. O vice Schneider disse que, com Serra, a cidade vai “avançar com ética, valores e coragem”.
O governador Geraldo Alckmin disse que “o cinema ficou pequeno”. “Temos o melhor candidato, o melhor time, as melhores propostas. Serra sabe fazer. Chegou o tempo da honestidade, do trabalho e da competência: Serra já”, afirmou Alckmin.
A publicação com 68 páginas contendo o programa de governo foi distribuída no evento. São propostas claras e objetivas para todas as áreas da administração, propostas que mostram por que Serra é o mais preparado para fazer São Paulo avançar mais.
Leia algumas das principais propostas:
SAÚDE
Serra vai integrar a gestão unindo as unidades municipais de saúde à rede estadual. Quatro novos hospitais serão incorporados à rede municipal, AMAs (Atendimento Médico Ambulatorial) passarão a atender 24 horas por dia e novos ambulatórios de especialidades serão instalados.
EDUCAÇÃO
A cidade vai universalizar, até 2014, o acesso à pré-escola, com turno de seis horas. O ensino técnico será levado a todos os CEUs da cidade. E o Protec vai dar bolsas de estudo para os cursos técnicos oferecidos pelo Senai, Senac ou escolas particulares.
TRANSPORTES E MOBILIDADE
Em 2013, a cidade contará com obras de expansão em sete linhas de Metrô e da CPTM. Haverá corredores de ônibus em vias como a Radial Leste, Berrini, Aricanduva, Itaquera e Capão Redondo. Cinco novos terminais de ônibus serão construídos.
HABITAÇÃO
Serra prosseguirá na urbanização de favelas, desocupação de áreas de risco e regularização fundiária. O centro será revitalizado por meio do adensamento populacional da região central da cidade.
MEIO AMBIENTE
Serra vai expandir o uso de combustíveis renováveis nos ônibus e a produção de energia por meio de biogás dos aterros sanitários. Também vai implantar novos parques em todas as regiões da cidade: parques urbanos, parques lineares e parques naturais.
ECONOMIA E TRABALHO
Serra instalará polos tecnológicos em Itaquera e Jaguaré. A vocação da cidade para tecnologia digital, esportes, comunicação e artes será incentivada. A abertura e a regularização de negócios serão simplificadas e desburocratizadas.
DESENVOLVIMENTO URBANO
Serra promoverá uma remodelagem urbana favorecendo o uso misto de áreas para comércio, serviços e moradias. A área do Parque Dom Pedro II, que já foi a mais bela área de lazer da cidade, será revitalizada.
SEGURANÇA
Consciente de que a segurança pública, mesmo sendo atribuição do governo do Estado, é um dever do prefeito, Serra aposta no investimento em espaços públicos seguros e na maior integração entre a Guarda Civil Metropolitana e as demais polícias. O efetivo de PMs na Operação Delegada será dobrado.
CULTURA
Serra levará cultura a toda a cidade, expandindo a Virada Cultural e criando a Rede Ruth Cardoso de Centros Culturais da Juventude. O Vale do Anhangabaú será transformado, com a implantação da Praça das Artes. Os museus do Automóvel, da Canção Brasileira e da Moda serão erguidos.
ESPORTE E LAZER
Serra criará a Rede de Formação para o Esporte Olímpico, com foco nas Olimpíadas de 2016. Serão multiplicados os polos do programa Clube Escola, oferecendo mais oportunidades de lazer, atividade física e formação esportiva para a população.