Início Notícias do PSDB Serra: Programas da Saúde foram deixados em 2º plano

Serra: Programas da Saúde foram deixados em 2º plano

Para ele, tanto os genéricos, como os mutirões, foram desacelerados

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse nesta sexta-feira, em Florianópolis, que o atual governo parou de “turbinar” diversas iniciativas adotadas durante a sua gestão no Ministério da Saúde. “Parece que coisas que eram associadas a mim, como os genéricos e os mutirões, foram deixadas num segundo plano”, disse.

Serra voltou a propor a criação de policlínicas de saúde no país. Pois, segundo garantiu, estas unidades poderiam atender 15 mil consultas por mês e realizar 40 mil exames. Ele também citou programas criados quando era o ministro da Saúde, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, como os medicamentos genéricos e os mutirões para a realização de cirurgias eletivas (que não são de emergência) e para a detecção de doenças como o câncer de colo de útero.

O candidato do PSDB ainda rebateu as críticas que os petistas fazem sobre privatizações promovidas durante o governo de FHC. Em entrevista ao grupo RBS em Florianópolis, Serra fez comparações entre a gestão do tucano e o governo do presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT). E afirmou que “o atual governo tem feito uma privatização diferente.

“Você doa dinheiro para o capital privado para ele fazer uma hidrelétrica, uma rodovia. O BNDES empresta a uma taxa de juros muito menor do que está pagando. O governo pega dinheiro a uma taxa de dez [por cento] e emite a uma taxa de cinco [por cento]. E tem uma diferença que é paga por você, por nós”, afirmou, citando como exemplos a usina de Belo Monte, a ferrovia Transnordestina e o projeto do trem-bala.

Ainda sobre o governo Lula, Serra apontou “falta de capacidade executiva” para tocar obras e voltou a criticar a situação dos aeroportos. O candidato do PSDB defendeu o modelo de concessão nesses casos para a iniciativa privada, afirmando que a receita obtida pode ser destinada a investimentos em aeroportos menores.

Fonte: Agência Tucana

Artigo anteriorPSDB e Compromisso com o Brasil: a Reforma Ética
Próximo artigoPSDB promove Ciclo de Palestras para candidatos