O ex-governador José Serra (PSDB-SP) afirmou, nesta quarta-feira, 3 de abril, que os fundadores do PSDB que participaram da elaboração da Assembleia Constituinte tiveram papel decisivo na inclusão de temas que garantiram direitos sociais e avanços econômicos ao país. Ele foi um dos palestrantes na série de atividades promovidas pelo Grupo de Pesquisa Reconstrução Histórica da Constituinte, do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), onde abordou o tema: Tributação, Orçamento e Sistema Financeiro.
Dirigindo-se à plateia formada por pesquisadores da área jurídica, Serra disse que em todos os capítulos da Constituição de 1988 houve a participação do partido. “Conquistas como o seguro-desemprego e a organização de áreas como finanças, tributação e orçamento foram obtidas por meio de nossa ação”, destacou. E lamentou: “também tivemos atuação decisiva na luta pela implementação do parlamentarismo, em uma batalha que, infelizmente, perdemos”. Serra relembrou ainda que disputas internas entre as legendas levaram à aprovação de questões controversas, citando o sistema financeiro como exemplo.
O deputado Vaz de Lima (PSDB-SP), presente à atividade, reiterou as contribuições dos tucanos na Constituinte. “Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, José Richa, entre outros, além do próprio Serra, foram fundamentais para as virtudes do texto”, comentou. Os parlamentares tucanos William Dib (SP), Mendes Thame (SP), Antonio Imbassahy (BA) e Jutahy Junior (BA) também prestigiaram o evento.
Com informações do PSDB Nacional