
“Vamos reorganizar todo o atendimento de casos de câncer na capital, centrando neste hospital”, anunciou José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, na tarde desta quinta-feira, 25, ao visitar o Instituto do Câncer Octávio Frias de Oliveira (Icesp), na Zona Oeste.
O objetivo é criar uma coordenação centralizada que consiga dar ao paciente com câncer um atendimento com agilidade e qualidade como o do programa Mãe Paulistana.
“Nós vamos fazer um serviço único para o atendimento de câncer, integrando Estado e município, como acontece com o Mãe Paulistana”, anunciou Serra. A gestão centralizada tornará mais ágil o atendimento aos pacientes, “inclusive com realocação de pacientes para hospitais que podem fazer cirurgias”.
Essa coordenação do atendimento aos pacientes com câncer incluirá o atendimento em hospitais privados quando necessário para garantir agilidade e qualidade no atendimento. “Nós vamos pagar para fazer as cirurgias, para não ficar ninguém na fila de espera de uma doença que é mortal”, explicou Serra.
“Este hospital é mais que nota dez, é nota mil. Agradeço muito ao Serra por esse hospital maravilhoso.” Foi assim que a corretora de imóveis Silvana Gonçalves descreveu o Instituto ao encontrar Serra durante a visita.
O Instituto do Câncer foi uma realização de Serra quando governador e é considerado o principal centro de tratamento e pesquisa da doença na América Latina.
Serra lembrou que o Instituto foi criado em parceria com a Fundação da Faculdade de Medicina, uma Organização Social de saúde (OSs). “Não fosse a parceria, esse hospital não existiria nem teria a excelência que tem”, disse. “Nós vamos multiplicar essas parcerias. O hospital Waldomiro de Paula, na Zona Leste, nós vamos entregar para as Irmãs Marcelinas”, concluiu.