Início Destaque Lateral Home SP autoriza homologação de licitação para operar VLT da Baixada Santista

SP autoriza homologação de licitação para operar VLT da Baixada Santista

alckmin anuncio vltForam anunciadas, nesta quinta-feira,18, a autorização do edital e a homologação da Parceria Público-Privada (PPP) para a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos da Baixada Santista.

“São ações que visam o transporte de alta capacidade, qualidade, não poluente e que beneficiam o transporte coletivo e metropolitano”, disse o governador Geraldo Alckmin durante o anúncio, que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes.

O edital de pré-qualificação das obras do VLT refere-se ao trecho Conselheiro Nébias – Valongo. São 8 km de extensão, 14 estações de embarque/desembarque e público estimado em 40 mil usuários por dia. A previsão é que as obras sejam iniciadas no 1º semestre de 2015.

A homologação do vencedor da licitação é para operar o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A licitação refere-se à operação do transporte intermunicipal, incluindo ônibus, VLT, além do fornecimento de sistemas e de veículos (ônibus e VLTs), operação e manutenção nos nove municípios da Baixada Santista.

O investimento privado é de R$ 666 milhões, destinado ao fornecimento de sistemas de sinalização, telecomunicação e bilhetagem para o trecho Barreiros – Samaritá. Inclui também o fornecimento de outros 11 VLTs, além dos 22 contratados para o trecho Barreiros-Porto. O prazo de vigência da concessão é de 20 anos.

A assinatura do contrato com o consórcio está prevista para fevereiro de 2015 e o prazo para que o consórcio assuma a operação é de 180 dias a partir da assinatura do contrato.

Do Portal do Governo do Estado 

Artigo anterior“Reprovação generalizada”, análise do ITV
Próximo artigoAécio Neves apresenta projeto que garante mais transparência às contas públicas