Início Notícias do PSDB SP defenderá prévias com voto igualitário de filiados na Nacional

SP defenderá prévias com voto igualitário de filiados na Nacional

A Executiva Nacional do PSDB definirá, em reunião marcada para 08/06, as regras para a realização das prévias nacionais que acontecerão neste ano para a escolha do candidato tucano à Presidência da República.

O PSDB paulista defende que o voto seja universal, ou seja, que todos os filiados tenham direito a voto e com peso igual. A tese foi aprovada pela Executiva Estadual e foi defendida pelo representante paulista na comissão eleitoral, o presidente do estadual do partido, Marco Vinholi. “O voto universal é justo. Tem espaço para discussão na Executiva”, afirmou.

A proposta também é defendida pelos segmentos, como o PSDB Mulher, Tucanafro e a Diversidade. A Executiva do PSDB Mulher Nacional, por exemplo, aprovou a defesa de prévias neste ano, com voto universal e a participação de todos os filiados do partido, “de forma a integrar a militância às decisões tomadas e fortalecer a democracia interna da legenda”.

Já a comissão eleitoral formada pela Executiva Nacional para discutir os termos das prévias sugeriu que a eleição interna ocorra em 21 de novembro (a data definida pela Nacional é 17 de outubro) e a votação dividiria os votantes em 4 grupos, com peso unitário de 25% do total de votos.

Os grupos serão formados pelos seguintes segmentos partidários: filiados (grupo 1); prefeitos e vice-prefeitos (grupo 2); vereadores, deputados estaduais e distritais (grupo 3); e governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional, deputados federais e senadores.