Início Eleições 2012 SP distribui 168 kits de projeção cinematográfica

SP distribui 168 kits de projeção cinematográfica

Nesta quarta-feira, 16, o Governo de São Paulo distribui 150 kits de projeção a municípios paulistas que não têm salas oficiais de cinema e 18 para assentamentos rurais, quilombos e entidades. O Programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição de Filmes existe desde 2010 e já beneficiou 140 municípios no interior e no litoral.

“Hoje é um dia muito feliz, pois temos como parceiros as prefeituras, os assentados e os quilombolas. E também porque estamos descentralizando a cultura, levando-a a todo nosso Estado, ao encontro das pessoas, dos municípios e da área rural”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Os kits, que possuem projetor, tela, aparelho de DVD, mesa e caixas de som, poderão ser usados em espaços públicos, como bibliotecas e escolas. Os critérios usados pela Secretaria de Cultura para a entrega do material foram, além da ausência de sala de cinema, a apresentação de um plano de uso dos equipamentos por parte do município. Com isso, cada cidade se torna responsável pela operação do programa e deve garantir a realização de sessões inteiramente gratuitas.

Outra função das prefeituras é providenciar espaço para as sessões, que também podem ser itinerantes. Atualmente são usados como locais de exibição auditórios, bibliotecas, escolas, praças e até plenário de câmaras municipais das prefeituras participantes.

“O MIS (Museu da Imagem e do Som), através dos pontos MIS, tem um acervo espetacular de filmes que poderão ser disponibilizados para os municípios, assentamentos e quilombos que vão receber o kit de cinema”, explicou o governador.

Os municípios que aderirem ao programa do Museu contarão com assistência para compor a programação de filmes e atividades associadas, como oficinas e palestras. Em geral, o programa Pontos MIS oferece um longa e um curta-metragem, mesclando cinema nacional e estrangeiro, animações, ficções e documentários.

Com esta nova doação, o Governo do Estado totaliza 306 kits distribuídos, com investimento de R$ 3,9 milhões no programa. A maior parte das cidades atendidas têm menos de 50 mil habitantes. Com os novos 168 kits,  foram investidos R$ 2 milhões. Confira a lista de municípios, assentamentos, quilombos e entidades beneficiados

Do Portal do Governo do Estado

Artigo anteriorPetrobrás é afetada por escândalos e estagnação, afirma NYTimes
Próximo artigo“Dilma eletrocuta os brasileiros”, análise do ITV