Início Destaque Lateral Home SP inaugura escola técnica em comunidade quilombola de Eldorado

SP inaugura escola técnica em comunidade quilombola de Eldorado

Estudante confere livros na biblioteca do Núcleo de Formação Profissional Quilombo André Lopes

A comunidade quilombola de Eldorado, no Vale do Ribeira, foi beneficiada com o Núcleo de Formação Profissional Quilombo André Lopes, que iniciou suas atividades em agosto. A entrega oficial foi feita neste sábado, 14, pelo governador Geraldo Alckmin. “Aqui é escola de verdade, com um curso que faz a diferença, de Agroecologia”, afirmou Alckmin. “É importante unir o meio ambiente, as florestas, os recursos naturais e a agricultura”, disse o governador ao se referir ao curso.

Já estão estudando no local 79 alunos. A unidade possui seis salas de aula, um laboratório de informática, dois espaços para laboratórios de Agroindústria e Análise de Solos, biblioteca, quadra coberta, alojamento para professores, entre outros itens. O centro é resultado de parceria entre o Centro Paula Souza, o Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e a prefeitura de Eldorado. O investimento total foi de R$ 5,2 milhões.

Mais benefícios aos quilombolas

O governador Geraldo Alckmin entregou, também em Eldorado, Títulos de Domínio Urbano a 112 famílias de Itapeúna, distrito de Eldorado. A entrega faz parte do programa Minha Terra, do Itesp. Mais cedo, ele havia entregue 137 títulos em Cajati.

ASSISTA AO VÍDEO
Governo de SP atua em prol de comunidades quilombolas no Vale do Ribeira

Além disto, houve a entrega de kits padaria e de esporte para a seis quilombos da região, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado. Os quilombos beneficiados são Poça e Pedro Cubas de Cima, em Eldorado, Pedra Preta e Reginaldo, em Barra do Turvo, Morro Seco, em Iguape, e Peropava, em Registro.

Alckmin anunciou ainda o programa Caminhos Quilombolas, que prevê R$ 7 milhões para a recuperação de estradas, o que vai melhorar o escoamento da produção agrícola e o acesso às cidades. O projeto vai alcançar 21 quilombos de Barra do Turvo, Iguape, Iporanga, Itaóca, Jacupiranga e Registro.

Do Portla do Governo do Estado

 

Artigo anteriorEditorial: Leilões decisivos
Próximo artigo“Política atual acentua a ineficiência da economia”