Foram anunciadas, nesta terça-feira, 20, mais 75 escolas de tempo integral no estado de São Paulo. O ano letivo da rede estadual começa no dia 2 de fevereiro e essas novas unidades começarão a funcionar nessa data.
“As escolas ficam na capital, na região metropolitana e no interior. Nesse modelo, os alunos entram às 7h30 saem às 16h30, e fazem três refeições”, explicou o governador Geraldo Alckmin, durante anúncio, que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes.
Das novas escolas, 17 serão destinadas às crianças, e irão conduzir a alfabetização com a oferta de atividades pedagógicas artísticas e lúdicas, além da apresentação aos conceitos do protagonismo juvenil e gratificação dos servidores.
Outras 58 unidades vão atender alunos do ensino fundamental e médio com o foco nas disciplinas obrigatórias e atividades complementares como orientação vocacional, desenvolvimento do projeto de vida, iniciação científica, música, teatro.
Há, em todo estado, 493 escolas com jornada igual ou superior a 7 horas, responsáveis por atender 130 mil alunos. O número é 64% maior do que o registrado em 2012, quando 79 mil estudantes foram beneficiados. A modalidade de ensino oferece aos professores gratificação de 75% sobre o salário-base por conta da dedicação exclusiva.