O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), alcançou o 1º lugar geral no “Ranking dos Políticos”, iniciativa apartidária que avalia o desempenho dos parlamentares brasileiros. O levantamento está no site www.politicos.org.br. O deputado federal por São Paulo Lobbe Neto é o segundo tucano mais bem posicionado, ocupando a 6º colocação no ranking.
A análise contempla itens como presenças nas sessões, representatividade, campanha responsável, ativismo legislativo, debate parlamentar e fidelidade partidária.
Dentre os critérios adotados, Tasso foi o senador mais bem avaliado do país, somando um total de 423 pontos, sete acima do segundo colocado. Do total de 273 sessões, o presidente interino do PSDB demonstrou sua assiduidade habitual, estando presente em 246. Das 27 restantes, 26 foram justificadas pelo tucano.
Outro quesito levado em consideração pelo ranking é o de processos criminais. Para cada processo e acusação grave (formação de quadrilha, corrupção, crime violento, etc), o parlamentar perde 10 pontos. Tasso não possui nenhum processo.
Ex-governador do Ceará por três ocasiões e atualmente no segundo mandato no Senado, Tasso tem uma trajetória reconhecida como gestor público e administrador de empresas. De 2011 a 2015, ele presidiu o Instituto Teotônio Vilela, órgão de formação política do PSDB.
Dos 50 parlamentares melhor posicionados no ranking, 13 são tucanos. Entre os paulistas citados, o deputado federal Silvio Torres é o 29º colocado.