Projeto prevê que aluno com bom rendimento receberá benefício maior
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto do senador Tasso Jereissati (CE) que busca aperfeiçoar o programa Bolsa Família. A matéria segue agora para análise da Comissão de Educação do Senado.
Além de defender a continuidade do programa, a proposta traz uma ideia inovadora. Garante um benefício maior às famílias cujos filhos apresentarem melhor desempenho escolar. Com isso, Tasso espera estimular os pais a acompanharem de perto o rendimento escolar dos filhos.
De acordo com a proposta, o novo benefício será variável, não terá limite por família e será pago em razão dos resultados positivos obtidos pelo aluno em avaliação oficial, conforme regulamento.
Na avaliação do senador cearense, a iniciativa contribuirá para melhorar a qualidade do ensino. Ele acredita que estudantes vão aprimorar sua relação com a escola e com os professores a partir da criação desse novo incentivo. “Mais estimulados pelo interesse dos alunos, os professores tenderão a se envolver com a causa desses alunos”, prevê.
A proposição também busca retomar a ideia original do programa, que foi criado a partir da junção de iniciativas do governo Fernando Henrique como o Bolsa Escola e o Vale Gás. Segundo Tasso, é importante se valorizar o aprendizado e a freqüência escolar.
Fonte: Agência Tucana com assessoria do senador