Início Notícias do PSDB TCE aprova contas de 2013 do prefeito de Mongaguá, Prof. Artur Parada...

TCE aprova contas de 2013 do prefeito de Mongaguá, Prof. Artur Parada Prócida

Procuradores ressaltam o fato do município, que teve déficit na administração anterior entre 2010 e 2012, reverter situação financeira e fechar 2013 com superávit

 

Geraldo Alckmin, Márcio Cabeça e Artur Parada Prócida - Fundo Azul CO Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) deu parecer favorável e sem ressalvas às contas do prefeito de Mongaguá, Prof. Artur Parada Prócida (PSDB), referentes ao exercício de 2013. Em suas considerações, o secretário-diretor-geral do TCE, Sérgio Ciqueira Rossi, destacou a reversão da situação financeira do município, que entre 2010 e 2012 teve resultados negativos e pareceres desfavoráveis.

Além de avaliar 2013, Rossi analisou os apontamentos de 2014 dos auditores e ressaltou que as contas, que em 2013 tiveram um superávit de 5,42%, continuam equilibradas. “Observo que neste primeiro mandato do atual prefeito houve a reversão da negativa trajetória fiscal, percorrida na gestão anterior, inclusive, obtendo mais um superávit de 8,67% no exercício seguinte, conforme apurei no apontamento da fiscalização e laudo de 2014”, comentou o magistrado no seu parecer.

Já a assessora técnica do TCE, Cleonice Cortez Santos, que também avaliou o processo, frisou em seus comentários o equilíbrio das contas de 2013. “A atual Administração apresentou um superávit de 5,42%, revertendo uma era deficitária desde 2010, como também reverteu um déficit financeiro do exercício anterior, para um superávit em 2013. A nosso ver, o município vem exercendo o controle e acompanhamento adequado, visando o contingenciamento de gastos, buscando o equilíbrio das contas.”

A técnica reforçou ainda a comparação de 2013 com os anos de administrações anteriores. “Os pareceres dos três últimos exercícios – 2010, 2011 e 2012 – foram pela emissão de pareceres desfavoráveis à aprovação das contas.”

O prefeito Prof. Artur comemora o parecer do TCE. “Estou exercendo o quarto mandato. Nos três anteriores foram 12 anos de contas aprovadas, 12 anos administrando a cidade com o devido comprometimento. Em 2013, no meu primeiro ano deste mandato, assumimos a prefeitura com um déficit nos cofres públicos de mais de R$ 40 milhões, somando dívidas e empréstimos. Fechar o ano com superávit foi uma vitória. Ter o trabalho reconhecido pelo Tribunal de Contas nos deixa ainda mais animados. É a nossa 13ª conta aprovada.”

Indagado sobre a receita para equilibrar o orçamento da cidade, o Prof. Artur resume o trabalho em poucas palavras. “Responsabilidade e amor pela cidade. Esse é o segredo. Responsabilidade é tudo. Desde nosso primeiro mandato nos empenhamos para garantir o desenvolvimento de Mongaguá. Urbanizamos mais de 90% da orla e estamos reurbanizando. Construímos a maioria das escolas e creches, UBSs e os 7 canais existentes, para o combate às enchentes. Tudo isso, terminando os mandatos sem nenhum centavo de dívida.”

O chefe do Executivo alerta a população sobre o perigo de uma administração irresponsável. “Quatro anos de um governo descomprometido, resulta em oito anos de retrocesso, de recuperação. Os mais de R$ 40 milhões de dívida que herdamos, por exemplo, poderiam ser destinados para construção de creches e escolas, ampliação e construção de unidades de saúde, incentivo ao esporte e lazer.”

Artigo anteriorEduardo Cury assume presidência da comissão especial que vai analisar a MP 694
Próximo artigoCampo Limpo Paulista ganha viaduto que interliga à rodovia SP-354