Início Artigos Tesouros escondidos na cidade

Tesouros escondidos na cidade

Andrea Matarazzo

Nesta semana, estive em Itaquera e tive oportunidade de andar a pé pelo bairro e conversar com os moradores. Durante a caminhada, mais precisamente na Rua Sabbado D’Angelo, em meio a uma imensidão de concreto, fiquei surpreso ao encontrar um frontão sobre uma casa cercada de grande área verde, que ocupava todo o quarteirão.

Olhei por entre as grades e vi que dentro havia um grande e bonito casarão, muito bem conservado.

Tirei uma série de fotos do local, mas não consegui identificar o que funcionava ali, nem quem eram os proprietários. Continuei curioso para descobrir a história do lugar e decidi postar algumas fotos no Twitter e no Facebook. E, por meio dessas redes sociais, recebi várias informações. Uma delas veio do vereador Juscelino Gadelha, morador da zona leste e muito atuante na região. Ele contou que a área é remanescente do primeiro loteamento ocorrido em Itaquera, a partir do Sitio Caaguassu, vendido para casas de veraneio e chácaras. Essa propriedade pertenceu a um importante incentivador do esporte no Brasil, o empresário italiano Sabbado Urbano D’Angelo.

Moradores mais antigos garantem que o imóvel tem quase 100 anos. Um tesouro cultural, histórico e ambiental da cidade, desconhecido até por muitos moradores da região. Assim que vi a casa, imaginei que podia ser transformada em centro cultural, e a área verde seria um bonito parque para usufruto da comunidade local. Os muros já podiam ser trocados por grades, que permitiriam que as pessoas vissem as belezas do lugar.

Esse é um dos motivos por que gosto tanto de andar por São Paulo. Sempre me impressiona como, em todos os bairros, há ainda muitas coisas para conhecer e para descobrir. Assim como essa linda área em Itaquera, estou certo de que existem outros lugares escondidos na cidade (já descobri vários) que poderiam ser públicos, para uso de toda a população. É uma das formas de integrar atividades culturais e de lazer à preservação da memória da cidade, valorizando nossa história.

Aos leitores que tiverem curiosidade de ver o casarão de Itaquera, publiquei as fotos no meu site, onde também estão outras imagens da nossa cidade. Convido vocês também para contar sobre os lugares interessantes e pouco conhecidos em São Paulo.

 

 

Artigo anteriorJosé Serra fala sobre as privatizações dos aeroportos
Próximo artigoEngler visita o Hospital Santa Bárbara