Defensor histórico do empreendedorismo no Brasil, o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), secretário-geral do PSDB, é autor do primeiro projeto que resultou na Lei 128/2008, criando a figura do MEI (Microempreendedor Individual). Nesta quarta-feira (6), o parlamentar destacou a sintonia histórica dos tucanos com as micro e pequenas empresas. “Desde a sua fundação o PSDB teve uma identidade muito grande com o empreendedor brasileiro. Nosso apoio a esse setor sempre foi uma constante no partido”, ressaltou.
Segundo Thame, os pequenos empreendimentos desempenham papel muito significativo para a força produtiva do país, gerando milhões de empregos. O parlamentar explicou que o MEI visou dar a oportunidade de formalização para pessoas que estavam fora do mercado. Elas puderam ter condições de se legalizar e passar a ter todos os direitos oferecidos aos empregados com carteira.
“O resultado é fantástico em tempo tão curto”, resumiu o tucano ao destacar as estatísticas relacionadas ao setor: cerca de 4 milhões de profissionais de mais de 400 atividades no sistema, que agora foi será ampliado com a proposta do deputado Vaz de Lima (SP) recém-aprovada no Congresso. “Temos um longo caminho pela frente. Nosso trabalho não está terminado, mas conquistamos um grande avanço para construirmos um país mais justo”, finalizou.