
O deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) apresentou requerimento cobrando esclarecimentos do Ministério da Justiça sobre reformas em penitenciárias de Brasília que devem receber réus do processo do mensalão.
Segundo informações da imprensa, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP), localizado em Brasília, seria o destino de pelo menos cinco deles, entre deputados e empresários. Nessa cadeia já está em fase de construção uma ala especial, separada dos demais internos, o que proporcionará aos presos com notoriedade regalias que os outros detentos não possuem, tais como cela ampliada que chega a 9 metros quadrados, piso de cerâmica, chuveiro com água quente, camas móveis e individuais e aparelhos de televisão.
No requerimento, Thame também solicita ao ministro José Eduardo Cardozo informações sobre reformas divulgadas na imprensa no Complexo Penitenciário da Papuda (onde os presos cumprem regime fechado) e na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. O Ministério da Justiça tem 30 dias, após receber o requerimento, para responder aos questionamentos, sob pena do cometimento de crime de responsabilidade.